Após ocorrer dois deslizamentos de terra na última segunda, 20, e terça-feira, 21, próximo ao Posto Machado, distrito de Taquaruçu Grande, e outro na Cachoeira do Facão, na Serra do Lajeado, a Defesa Civil Municipal orienta a população sobre os riscos de frequentarem essas áreas no período chuvoso e dá dicas importantes de segurança. Qualquer dúvida, ou emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone: 63 9 9242 3285, ou via Siop, pelo 153.
De acordo com o órgão, para que não aconteçam acidentes durante o passeio, é importante seguir dicas simples de segurança e prestar atenção à previsão do tempo, pois, com o aumento das chuvas, é comum as pedras e estradas ficarem mais escorregadias.
Outra dica importante é ficar atento e acompanhar as notícias sobre o clima, pois com grande volume de precipitação nas cabeceiras e nascentes de rios pode provocar aumento repentino do fluxo, as chamadas cabeças d’água. O órgão orienta que ao frequentar esses locais pela primeira vez evite ir sozinho, ou, quando em grupo, estar acompanhado de um guia.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel Grama, essas opções evitam o risco de se perder no caminho ou de escolher uma trilha perigosa. “Também é preciso estar atento aos riscos de deslizamentos de terra e a mudanças no terreno. Escolher um calçado ideal para a trilha é importante para evitar vários acidentes”, pontua.
Sempre que for fazer um passeio, faça sempre com no mínimo duas pessoas, leve água potável, lanterna, celulares carregados e se possível um mapa da região. O órgão orienta que é sempre bom avisar as pessoas sobre os locais que estão indo, incluindo os responsáveis pela pousada e pelo camping. Assim, eles poderão acionar as forças de segurança quando o tempo do passeio ficar longo demais.
Texto: Márcio Greick/Secom