O dado foi divulgado pela Energisa, concessionária de energia que fornece o serviço para o Tocantins, e corresponde aos registros feitos até o fim de novembro. Palmas foi a cidade maior afetada, com 97 ocorrências que deixaram 70 mil clientes sem energia ao longo de 2024.
Faltando pouco mais de 20 dias para o fim de 2024, um levantamento mostrou que um poste foi ‘atropelado’ e derrubado por dia neste ano no Tocantins. Por afetar a rede de energia, mais de 230 mil tocantinenses ficaram sem o serviço após 339 postes serem derrubados.
No sábado (7), um motorista perdeu o controle na Avenida NS–04, em Palmas, e derrubou três postes de uma vez. O acidente deixou cerca de 3,8 mil clientes sem energia elétrica no dia.
As maiores cidades estão em um ranking com maior número de abalroamentos, nome dado à ocorrência de derrubada de postes. Veja:
Palmas – 97
Araguaína – 45
Porto Nacional – 19
Gurupi – 19
Peixe – 9
Campos Lindos – 8
Pedro Afonso – 7
Paraíso – 5
Colinas – 5
Entre as ações que levaram aos acidentes estão o uso de bebidas alcoólicas, falta de atenção e uso de celular na direção. Segundo a Energisa, quando um poste é derrubado, o fornecimento pode ser restabelecido em até três minutos para a maioria dos locais afetados, com a transferência de cargas de uma região para outra.
Independente da facilidade na retomada do fornecimento, os acidentes em que carros atingem e derrubam postes podem afetar toda a comunidade, incluindo escolas, unidades de saúde, unidades de segurança e comércios.