logo

Polícia Civil do Tocantins recebe qualificação sobre técnicas de investigação de homicídios

Para aprimorar o potencial investigativo dos policiais civis do Tocantins, a Escola Superior de Polícia Civil (Espol) ofertou o curso de Investigação de Homicídios para 50 operadores da Segurança Pública, entre delegados, escrivães, peritos e agentes de diversas regiões do Estado. A aula inaugural ocorreu nesta terça-feira, 30, na sede da Espol, em Palmas.

 

Com o tema “Um Breve Histórico do Panorama de Homicídios no Tocantins e no Brasil”, o delegado de Polícia Civil do Tocantins, Fernando Rizério Jayme, ministrou a primeira aula do curso abordando os fundamentos do direito à vida, os aspectos de proteção e atuação policial, entre outros assuntos. “A aplicação dessa teoria se mostra relevante na prestação de um serviço qualificado à sociedade. Um bom policial é aquele que melhor executa o seu labor”, completou.

 

Para o agente da 13ª Delegacia de Polícia Civil, Adoaldo Aquino Alencar Junior, as expectativas para o curso são boas. “Nós temos sempre que estar nos atualizando. Espero que esse curso agregue mais conhecimento na área de investigação criminal de homicídios”, finalizou.

 

Durante o evento, a superintendente de Segurança Integrada (SSI), Fátima Holanda, destacou a importância da Espol para a melhora do trabalho policial. “A Espol tem realizado muitos cursos que visam aprimorar o serviço prestado à sociedade. Devemos buscar a excelência no nosso trabalho, fortalecendo a Polícia Civil do Tocantins”, destacou, anunciando que a SSI está iniciando as tratativas para o curso de mestrado em Política e Gestão em Segurança Pública.

 

O delegado Roger Knewitz pontuou que a qualificação da Polícia é superimportante para garantir a resolução de crimes de homicídio com um prazo menor. “Quando levamos em conta os índices de homicídios, vemos que eles têm diminuído no Tocantins. Em Palmas, temos tido uma alteração, mas ainda assim os indicadores de elucidações dos crimes são altos, o que mostra que a Polícia Civil tem trabalhado”, destacou.

 

O secretário da SSP-TO, Wlademir Mota Oliveira, falou sobre a relevância do tema, principalmente levando em consideração os registros de homicídios em Palmas. “Já no ano passado a gente via a necessidade desse curso para os policiais. A Espol proporciona a integração entre os policiais que atuam juntos na elucidação dos crimes. A polícia precisa estar equipada, aparelhada e os policiais preparados psicologicamente, tanto que estamos estruturando o Centro de Atendimento Biopsicossocial e Ocupacional (CEABiO) para dar esse apoio aos nossos policiais”, ressaltou.

 

O Curso Investigação de Homicídios

Durante o curso serão abordados conhecimentos fundamentais para a investigação de homicídios, abrangendo temas como o histórico de homicídios no país, inteligência policial voltada para a investigação, técnicas de entrevista e interrogatório, entre outros aspectos relevantes para o desenvolvimento de suas habilidades profissionais.

 

Os instrutores responsáveis pelas aulas são profissionais especializados, com ampla experiência na área, um deles é a diretora do Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil (DEICs – Rio Grande do Sul), delegada Vanessa Pitrez. A delegada irá ministrar duas aulas com os temas “Inteligência Policial Voltada Para Investigação de Homicídios” e “Técnicas e Métodos Específicos Para Investigação de Homicídios”.

 

“Eu vim trazer um pouco da nossa experiência nessa área de atuação, que fez com que a gente reduzisse em mais de 50% os índices de homicídios no Estado do Rio Grande do Sul, nos anos de 2019 a 2023, quando fui diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)”, finalizou Vanessa.

 

O curso tem duração de quatro dias e uma carga horária total de 40 horas.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.