A Polícia Militar divulgou nesta sexta, 12, um balanço dos números de ocorrências e ações de prevenção realizadas pelo 1º batalhão da Capital, que tem por atribuição a realização do policiamento ostensivo e preventivo no plano diretor da Capital e no distrito de Luzimangues – Porto Nacional.
Para o Comandante do Policiamento da Capital (CPC), Coronel Marizon Mendes Marques, a atuação conjunta das unidades da Capital e do entorno da cidade, contribuem de maneira significativa para a redução dos índices de ocorrências na Capital.
DADOS
Somente no mês de janeiro, foram realizadas 30 operações policiais, entre ações integradas, de prevenção ao Covid 19 ou operações de apoio a outros órgãos e/ou eventos.
O número de indivíduos presos, pela prática de algum delito, chegou no primeiro mês do ano a 31 pessoas; foram recuperados 7 veículos; 3 armas de fogo foram apreendidas e houve 5 apreensões de entorpecentes.
Outro número positivo são os delitos contra o patrimônio, que caíram 53% em relação ao mesmo período do ano de 2020.
PLANO DE POLICIAMENTO INTELIGENTE
Além dos números de atendimentos e ocorrências repressivas, chama atenção o número de registros de patrulhamentos preventivos realizados devido a nova forma de distribuição do policiamento na Capital, o Plano de Policiamento Inteligente (PPI), que consiste, dentre outras características, em empregar preventivamente, os militares nos locais de maior fluxo de pessoas e/ou incidência de crimes.
Plano de Policiamento Inteligente é um conjunto de ações promovidas pelo policiamento ostensivo geral, realizadas para a prevenção da criminalidade. O PPI tem como subsídio informações da área de inteligência, mancha criminal e pela dinâmica do policiamento, através do patrulhamento motorizado, abordagens policiais e bloqueios/blitz, resultando na redução dos crimes, principalmente delitos contra a vida e patrimônio.
Apenas no mês de janeiro foram realizados mais de 200 registros de patrulhamentos preventivos, de um total de mais de 600 registros já feitos desde a implantação da ação preventiva em novembro de 2020.
Revisão: Gisele Burjack