Fonte: Jornal Primeira Página
Nesta reta final de campanha, a sucessão na cidade vizinha de Palmas, Porto Nacional, que já vinha sempre acirrada, tem esquentado ainda mais, com os dois principais candidatos, o atual prefeito Ronivon Maciel (União Brasil) e o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) empenhando todos os esforços para conquistar o eleitor.
Nesse clima de reta final, os números da quarta rodada de pesquisa do Jornal Primeira Página, de Palmas, e do seu Instituto Vópe – Voz e Pesquisa Tocantins, vem para colocar mais lenha ainda na fogueira, já que, pelo visto, Antônio Andrade conseguiu virar o jogo.
Lembrando que pesquisa é um retrato do momento, e faltando 11 dias para as eleições, que será no domingo, dia 06 de outubro, muita coisa ainda pode acontecer na centenária Porto Nacional. Mas os dados do levantamento, realizado entre os dias 22 a 24 de setembro, indica que Antônio Andrade conseguiu a pontuação de 47%, enquanto Ronivon Maciel está com 43%.
O cenário é de empate técnico, destacando-se que a margem de erro da pesquisa é de 4,4% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral – TSE/TRE/TO tem o número TO-08323/2024.
Os demais candidatos são Nelcir Formehl (Novo), que obteve 2%, e Álvaro da A7 (PSB), apontado por 1%. Indecisos representam 5%, e pretendem votar branco/nulo 2%.
Foram entrevistados 500 eleitores, com a cidade sendo dividida em cinco conglomerados, formando bairros, além do distrito de Luzimangues.
A primeira rodada de pesquisa em Porto Nacional do Jornal Primeira Página e Instituto Vópe – Voz e Pesquisa Tocantins, foi publicada no dia 14 de maio, a segunda rodada em 14 de agosto, a terceira em 05 de setembro e a atual, publicada nesta quarta-feira, 25 de setembro de 2024.
O gráfico da evolução, desta vez – que pode ser conferido abaixo – coloca apenas os nomes dos dois principais oponentes, mas nos links das pesquisas anteriores, o eleitor pode conferir a evolução de todos os quatro postulantes, incluindo percentuais de indecisos e brancos/nulos.
A rejeição aos quatro candidatos
A pesquisa do Jornal Primeira Página/Vópe também avaliou a rejeição aos quatro candidatos, por parte dos eleitores entrevistados, que responderam à pergunta sobre em qual nome eles não votariam de forma alguma.
A rejeição a Antônio Andrade (Republicanos) é de 26%. Ronivon Maciel (União Brasil) foi indicado por 22% dos entrevistados. Nelcir Formehl (Novo) tem uma rejeição de 12%, enquanto Álvaro da A7 (PSB) somou 8%.
Afirmaram que não rejeitam nenhum dos nomes colocados, 25% dos entrevistados; 3% pretendem votar em branco ou nulo, e 4% optaram por não responder à pergunta sobre rejeição.
O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-08323/2024, sendo entrevistados 500 eleitores, entre os dias 22 a 24 setembro de 2024. A margem de erro é de 4,4 %, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
Metodologia utilizada
Pesquisa quantitativa de intenção de voto para prefeito de Porto Nacional, na modalidade estimulada, realizada pelo Jornal Primeira Página e Instituto Vópe – Voz e Pesquisa Tocantins, de Palmas, capital do Tocantins.
O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-08323/2024. Foram entrevistados 500 eleitores entre os dias 22 a 24 de setembro de 2024, tendo a pesquisa margem de erro de 4,4% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892 2ª Região.
As entrevistas com os eleitores foram realizadas de forma direta baseada em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral partindo da Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), com p e q, sendo p (probabilidade favorável a ocorrência de um determinado evento) e q (probabilidade de não ocorrência desse mesmo evento), tendo por objetivo o dimensionamento de uma amostra significativa em relação à população componente do universo pesquisado.
A aplicação dos 500 questionários ocorreu em cinco setores de Porto Nacional, formando conglomerados com os bairros, incluindo o distrito de Luzimangues.
Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores de Porto Nacional, do TRE/TO do mês de agosto de 2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis, além do critério geográfico: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda familiar da população (sendo a renda familiar retirada do Censo 2010 do IBGE).