logo

Porto Nacional reúne gestores de Saúde da região para fortalecer atuação conjunta

A Prefeitura de Porto Nacional recebeu nesta quinta-feira, 24, as Oficinas Regionalizadas Amor Perfeito e Sudeste: Encerramento e Transição da Gestão Municipal na Saúde e Financiamento da Atenção Primária. O evento, promovido pelo COSEMS/TO (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), ocorre no auditório da UFT Centro e termina nesta sexta-feira, 25.

As oficinas têm como principal objetivo fortalecer a articulação entre as secretarias municipais de saúde das oito regiões do estado, discutindo temas cruciais para garantir a continuidade das políticas públicas durante as mudanças de governo. Os principais tópicos abordados são o novo modelo de financiamento da Atenção Primária e o encerramento e transição da gestão municipal, essenciais para a manutenção da qualidade dos serviços de saúde.

O prefeito Ronivon Maciel participou da mesa junto com secretários de saúde das regiões participantes, destacando a importância do evento para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos sediando hoje uma oficina muito importante de transição, mas de fortalecimento também da nossa saúde. A gente está recebendo Porto Nacional, região do Amor Perfeito, região Sudeste, os nossos secretários e o presidente do COSEMS. O SUS é uma das principais ferramentas que temos, é reconhecido mundialmente pela importância do trabalho, da dinâmica que é trabalhado, e o COSEMS vem justamente para poder fortalecer também essa dinâmica do trabalho que o SUS faz. Porto Nacional é referência para a nossa região. Então, é aqui em Porto, nos demais municípios, que a saúde acontece. Por isso a importância do Estado, dos governos municipais estarem presentes para fortalecer a nossa saúde”. A secretária municipal de Saúde, Cristiane Nunes, ressaltou que as discussões são fundamentais para garantir uma transição segura da gestão e implementar o novo financiamento da Atenção Primária.

“Estamos aqui no auditório da UFT Centro, recebendo a região Sudeste e Amor Perfeito, juntamente com o COSEMS. Essa foi a iniciativa do COSEMS, com parceria do município de Porto Nacional, no qual a gente vai estar falando de temas de muita relevância, que é o novo financiamento da Atenção Primária previsto para 2025 e uma oficina sobre a transição da gestão agora para um novo pleito”, explicou. O presidente do COSEMS/TO, Yatha Anderson, frisou que a regionalização das oficinas visa preparar os gestores e profissionais de saúde para as atualizações necessárias. “A gente deu início a esse ciclo de atividades desde o último dia 21, com a oficina do Capim Dourado, e nós estamos percorrendo o estado inteiro. Com as oficinas de forma regionalizada, tratando de dois temas super importantes para a gestão municipal, como o novo financiamento da Atenção Primária, uma vez que estamos tendo, ao nível de país, algumas mudanças e atualizações. O outro tema é o encerramento da gestão municipal, em que toda a nossa equipe técnica administrativa, com a equipe de apoio, se preocupa em desenvolver esse tipo de relatório para os gestores entregarem a sua gestão com qualidade, segurança e muita transparência”.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.