logo

Prazo de vacinação contra brucelose no primeiro semestre de 2020 encerra no próximo dia 30

Prazo de vacinação contra brucelose no primeiro semestre de 2020 encerra no próximo dia 30

A vacinação contra a zoonose é obrigatória em fêmeas bovídeas.
 
Welcton de Oliveira – Governo do Tocantins, 17 de junho de 2020.
 

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) alerta os produtores rurais proprietários de bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 a 8 meses de idade que ainda não vacinaram este ano contra a brucelose, para ficarem atentos ao fim do prazo da primeira etapa de vacinação que encerrará no próximo dia 30 de junho. A vacinação contra a zoonose é obrigatória e, no Tocantins, as bovídeas dentro desta faixa etária devem ser vacinadas com a vacina Cepa B19 ou com a RB-51.

“Após a vacinação, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec onde realiza a movimentação do rebanho e declarar a vacina, mediante apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação, essa declaração deve ser feita até o dia 10 de julho,” explica a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro.

Vale ressaltar que o produtor que deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado e R$ 127,69 pela não declaração. Além disso, a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha disse que a vacinação contra brucelose é fundamental para a erradicação da zoonose no Estado. “É importante que o produtor rural realize a vacinação das bovídeas de sua propriedade para continuarmos alcançando os bons índices vacinais dos últimos anos e erradicarmos está doença no Tocantins,” disse Alberto.

É importante alertar, que a vacinação contra a brucelose só deve ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Adapec.

Dados

Na primeira etapa de vacinação contra a brucelose em 2019, foram vacinadas 440.815 bezerras, com índice vacinal de 95,97%. E na segunda etapa foram 301.296 bezerras vacinadas, atingindo 94,14% das bovídeas em idade vacinal.

Legenda: A vacinação contra a brucelose só deve ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Adapec.

Governo do Estado do Tocantins Núcleo de Comunicação

[email protected]
63 32182305

Adapec
http://www.adapec.to.gov.br

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.