Por meio das Portarias 114 e 115/2023 de 30 de maio de 2023, a Prefeitura de Gurupi normatizou no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a adesão do município aos serviços de prescrição e dispensação de medicamentos por farmacêuticos e enfermeiros.
A partir de agora, estes profissionais, conforme já preconizado pelo Ministério de Saúde (MS), têm regulamentadas atribuições clínicas – incluindo o atendimento ao paciente no ambiente da Atenção Básica –, e prescrição de medicamentos ampliando e desburocratizando a atuação deles.
“Para nosso sistema municipal de saúde, uma atuação do farmacêutico além da farmácia hospitalar pode representar maior racionalidade quanto ao uso de medicamentos. Ao passo que reduz custos e torna a gestão dos recursos mais eficiente. No caso dos enfermeiros, a medida também traz mais agilidade aos atendimentos. Apesar de liberado pelo MS, poucos municípios já fizeram a adesão, assim Gurupi mais uma vez sai à frente no que diz respeito às ações de melhorias disponibilizadas pelo SUS”, explicou o secretário municipal de saúde de Gurupi, Sinvaldo Moraes.
“Para nós, Profissionais Farmacêuticos e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Gurupi, a publicação dessa portaria representa um marco na história da saúde municipal, visto que os profissionais Farmacêuticos inseridos na Rede SUS poderão atuar de forma clínica na prescrição de medicamentos e ampliar a participação na equipe multiprofissional dentro das unidades de saúde”, disse Christiane Rodrigues, coordenadora da assistência farmacêutica municipal de Gurupi.
Além da valorização profissional que os Farmacêuticos e Enfermeiros terão, os pacientes da Rede SUS no município serão os maiores beneficiados, visto que terão ampliados os seus cuidados por profissionais qualificados e aptos a prescrever e dispensar medicamentos de forma segura e racional. Isso acontece, por meio de ações de aconselhamento em consultas e alta hospitalar, por exemplo. Portanto, através do atendimento clínico junto ao paciente, há uma série de benefícios para todas as partes envolvidas”, frisou Cejany Rodrigues, diretora de atenção básica e vigilância em saúde do município de Gurupi.