A tradicional Semana da Cultura, que normalmente é realizada em junho, está sendo preparada em uma nova data, este ano devido a sua mega estrutura, acontecerá entre 11 e 15 de outubro em uma área de aproximadamente 10 mil m². Além do evento que objetiva evidenciar a cultura local, estadual e até nacional, a data também contará com novidades, a volta da Feira Literária Portuense – FLIP trará em sua 5ª edição, exposição de livros, stands e uma diversidade literária à total disposição dos visitantes. Já o Festival de Música Popular, também será realizado na ocasião e premiará um total de R$ 100 mil aos participantes.
Dentre as ações, a Semana também oferecerá ao público, manifestações culturais, entrega de comendas de reconhecimento a personalidades portuenses, shows, praça de alimentação, saraus, palestras, oficinas, dentre outros, fomentando também o turismo no município.
De acordo com o secretário municipal da Cultura e do Turismo, Fernando Windlin, a mudança de data foi estratégica e necessária devido a grandeza do evento. “Porto Nacional é conhecida atualmente como a capital tocantinense da Cultura e obviamente a realização da 42ª Semana da Cultura, em meio a tantos eventos grandiosos não poderia ser realizado com a mesma estrutura das edições anteriores, por isso, decidimos mudar a data para que não fosse realizada próximo a temporada de praia e ampliamos a programação com a volta da FLIP e a realização do Festival que inclusive em breve estará abrindo as inscrições para os nossos participantes”, destacou o secretário.