A Secretaria Municipal da Educação (Semed) realizou na manhã desta segunda-feira, 24, mais um encontro para formação dos educadores de Língua Portuguesa da rede de ensino da Capital que trabalham com turmas do 5º, 8º e 9º ano. Realizada no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, situada na região norte de Palmas, a Formação Continuada reuniu mais de 150 professores da disciplina e também dos supervisores escolares. O evento contou com a presença da secretária da Educação, professora Fátima Senna.
Para dar boas vindas e acolher os docentes, Dyego Henrique Barbosa, que coordena o Programa da Saúde do Educador na Educação, falou sobre o cuidado com as emoções de forma aplicável, das memórias fortalecedoras, de como dar novo significado a experiências negativas e da neurociência das emoções em relação ao sistema de luta ou fuga.
Ainda dentro da programação da Formação, a professora Drª Dalve Batista Santos, trabalhou com os cursistas sobre as ‘Concepções de Linguagem e ensino de Língua Portuguesa’, além das estratégias para a prática pedagógica.
A diretora de Avaliação, Estatística e Formação da Semed, Maria Antonia Costa Andrade, reforça que a formação permite aos educadores propor encaminhamentos teóricos e metodológicos para contribuir com a prática em sala de aula, desde a linguagem, sendo elas, a leitura, análise linguística e produção de texto, dentre outras habilidades. “A formação é mais um momento de aprendizagem coletiva, pois é bem dinâmica, traz novas informações atualizadas para o professor com outro olhar. Os resultados sempre são satisfatórios”, argumenta a diretora.