Prevenir incêndios, pânicos, repassar orientações de primeiros socorros são algumas das atividades do curso de Brigada de Incêndio que aconteceu na Escola Municipal Vila Nova com a participação de profissionais das escolas municipais Domingos Barreira e Elizeu de Carvalho.
Foram dois dias, terça-feira, 13 e quarta-feira, 14, de curso ministrado pelo 2º Sargento do Corpo de Bombeiros, Danilo Noleto, que destaca que essa capacitação atende à legislação e estão sendo repassadas várias orientações sobre combate e prevenção de incêndios em edificações. “Aqui estamos repassando dicas de como usar os extintores, combater e classificar as classes de incêndio, utilizar o sistema de hidrantes na edificação. Tudo voltado à segurança em situações de pânico e emergência dentro da escola”, comenta.
O 2º Sargento destaca que essas orientações são importantes para qualquer público, mas torna-se essencial a profissionais de escolas justamente pelo público que frequenta o ambiente. “Quando entramos num ambiente educacional o curso torna-se mais importante ainda porque além de repassarmos técnicas de combate a um princípio de incêndio estamos repassando também técnicas de primeiros socorros”, enfatizou.
A coordenadora da Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Zeli Aguiar, comenta a relevância do curso para a promoção de consciência quanto ao combate de incêndios e riscos que possam acontecer na escola. Segundo ela, com as informações adquiridas no curso, os profissionais estão capacitados para melhor proteger a si e às crianças. A coordenadora destaca que diversas escolas já estão formando as brigadas de incêndio e as capacitações estão acontecendo para as escolas que ainda não tem a brigada para que os profissionais possam estar aptos a manusear os equipamentos de segurança.
A capacitação integra o Programa Educa Gurupi que tem com uma das metas buscar mecanismos para o melhor funcionando das unidades escolares, assim promovendo a cada dia uma educação de mais qualidade.