Lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no início de 2022 no retorno presencial das aulas, o Programa de Recomposição das Aprendizagens (Recomeçar), teve o objetivo de adequar as habilidades e as competências dos estudantes ao ano ou série em que ele está matriculado devido às perdas que eles tiveram com a pandemia da Covid-19. A partir do trabalho realizado este ano foi possível definir novos caminhos e possibilidades de trabalho para 2023.
O Recomeçar trabalhou quatro eixos, sendo eles: diagnóstico das aprendizagens dos estudantes durante o período de pandemia; recomposição da alfabetização e letramento matemático, com atividades em sala de aula; avaliações contínuas e monitoramento; e a avaliação de saída que foi aplicada no final do processo.
O lançamento do programa foi realizado por meio de live – https://www.youtube.com/watch?v=F1fEgcHiV5I – com a participação do governador Wanderlei Barbosa e do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz que apresentaram o programa para a comunidade escolar estadual e gestores municipais de educação.
Para auxiliar na avaliação, no monitoramento e na execução do Recomeçar, a Seduc adquiriu um software desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). As informações coletadas e os relatórios apresentados pela plataforma sobre o real desenvolvimento dos estudantes nortearam o planejamento para a recomposição da aprendizagem para o próximo ano.
A Secretaria da Educação adotou uma metodologia própria considerando as lacunas na aprendizagem e nos sistemas de avaliações externas em função dos critérios adotados na transição da pandemia. O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) de 2021, divulgado este ano, por exemplo, considerou 100% a taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão), o que refletiu no resultado geral, mesmo com os déficits na aprendizagem durante a pandemia da covid-19.
Resultados
A diretora de educação básica da Seduc, Celestina Souza, ressalta os resultados obtidos com o programa neste ano. “Fizemos avaliações formativas e fizemos uma avaliação de saída. Houve melhoras. No início do ano só vinte por cento dos estudantes do ensino médio sabiam identificar o tema de um texto lido, hoje pulamos para mais de cinquenta por cento. Mas o principal ganho do programa neste ano foram os resultados obtidos pelas avaliações, pois com esses dados estamos planejando o Recomeçar para o próximo ano”.
O diretor da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, José Antônio Gama, destaca que, além do fortalecimento do ensino e aprendizagem não adquiridos durante o período da pandemia, o Recomeçar foi importante para toda a comunidade escolar. “O retorno à escola de forma presencial foi muito importante para todos, família, estudantes e servidores em geral. Uma vez que não se faz educação sem o convívio social. E nesse contexto, o programa proporcionou o resgate da autoestima e da vivacidade da nossa escola, que tem como centralidade o jovem e seu projeto de vida”.
A aluna Clara Cristine, da 1ª série do ensino médio, destacou a importância do trabalho realizado na 1ª etapa do Recomeçar. “Nessa volta às aulas, apesar de todas as mudanças, a gestão escolar se comprometeu muito a resgatar aquilo que perdemos no período de isolamento. Todas as programações, avaliações semanais entre outras coisas, contribuíram positivamente para não ficarmos pra trás na questão do ensino. A proposta do Recomeçar me ajudou bastante com matérias que haviam deixado um buraco enorme, e foi muito bom”, avaliou.
O estudante Arthur Barros, também da 1ª série do ensino médio, ponderou que mesmo em sua 1ª etapa, o trabalho pedagógico do Recomeçar, realizado junto com o diagnóstico, ajudou na aprendizagem. “Durante o período de pandemia foi muito difícil para nós estudantes. Ficar sem o contato com os professores e colegas foi muito complicado, a aprendizagem não é a mesma. Com o Recomeçar tivemos um avanço. Foi gratificante poder voltar à escola e aprender com todos”.
Recomeçar em 2023
Em 2023, a proposta do Recomeçar é que sejam trabalhados os pilares: Gestão, Proficiência, Etapas e Modalidades. “Em 2023 vamos dar continuidade ao Recomeçar, considerando o trabalho que realizamos em 2022. Já sabemos onde avançamos e onde precisamos caminhar mais. Precisamos focar no pedagógico. Toda e qualquer atividade do professor tem que ter a intenção clara de desenvolver aquelas habilidades que estão fragilizadas”, ressalta Celestina.
Celestina explica também que para ajudar nesse processo a Seduc adquiriu o material do Aprova Brasil, que está sendo adaptado para o recomeçar. “Em 2023 vamos continuar com o processo do Recomeçar focado no trabalho com as habilidades essenciais e com o upgrade na proposta, que é a oferta de material específico no trabalho com as habilidades e com formação para os professores”.