Projeto Cuidando de Quem Cuida alcança quase 400 atendimentos no HGP
Profissionais de saúde são beneficiados com atividades focadas na qualidade de vida dos trabalhadores.
Diversos profissionais de saúde lidam na assistência ao paciente, neste cuidado contínuo com o outro, e acaba esquecendo-se de cuidar de si. Com o intuito de ofertar um cuidado à saúde física e emocional destes trabalhadores, o Hospital Geral de Palmas (HGP) realiza há quase dois anos o projeto “Cuidando de Quem Cuida”. Nesta quarta-feira, 24, realizou-se um evento de homenagem aos servidores e apoiadores que contribuíram com a iniciativa.
De setembro de 2017 a março de 2019 foram 387 atendimentos incluindo atendimento psicológico, psiquiátrico e terapias holísticas (diferente de outras áreas terapêuticas, faz uma análise da pessoa como um todo).
“Ainda tem muito a ser feito pelo projeto. A iniciativa conta com parceria de outros setores, focando na área física e emocional, no sentido de buscar a melhoria da organização dos processos de trabalho internos, além de contribuir para a saúde dos servidores”, declarou a responsável pelo setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges.
O diretor administrativo do HGP, Leonardo Toledo, destaca que este projeto é uma maneira de ofertar um cuidado especial aos profissionais que atuam na rotina da unidade hospitalar. “Sabemos o quanto é importante um trabalho como este, focando a qualidade de vida dos nossos servidores”, ressaltou.
A psicóloga Jaqueline Montenegro que atua há 11 anos na unidade ressalta seu sentimento de satisfação. “Ao receber a homenagem me senti valorizada e motivada a continuar este projeto. É muito gratificante como ser humano ofertar este atendimento ao servidor, e colaborar com o profissional de saúde do HGP, melhorando assim seu processo de trabalho, além da área da vida pessoal. Poder fazer a diferença na vida de alguém não tem preço”, afirmou.
A fisioterapia, especialista em microfisioterapia, Amanda Freire explica sua atuação no projeto “Ofertamos hipnose clínica, barra de access (é uma técnica que, por meio de toques terapêuticos em pontos específicos da cabeça), leitura biológica e atendemos pacientes de todas as idades. Estas terapias holísticas buscam a buscam cuidar do ser humano como um todo, proporcionando um grande equilíbrio entre corpo e mente”, explicou.
A técnica de enfermagem da sala vermelha, Lausirene Costa aprovou a iniciativa. “Amei, sinto mais aliviada, estou transformada, mais tranquila”, afirmou.
Na oportunidade foi reinaugurada a sala de atendimento com poltrona confortável para atender os pacientes.
Como ter acesso?
As atividades do projeto acontecem semanalmente, por meio de atendimentos psicológicos, e quando necessários são realizados encaminhamentos médicos, trabalho em grupos, rodas de conversas, terapias holísticas entre outras atividades de valorização do trabalhador. Os atendimentos médicos e psicológicos ocorrem de segunda a sexta-feira. As terapia holística nas segundas e sextas-feiras, das 9h30 às 12h, nas terças e quintas-feiras das 14h30 às 17h.
Para ter acesso o servidor entrar em contato com o setor de Humanização e agendar a consulta, no (63) 3218 -7898.
Sugestão de legendas
– Projeto Cuidando de Quem Cuida faz atendimentos psicológicos, psiquiátricos e terapias holísticas
– Leonardo Toledo destaca que este projeto é uma maneira de ofertar um cuidado especial aos profissionais que atuam na rotina da unidade hospitalar
– Para Goiamara Borges projeto contribui para a saúde dos servidores