Sabendo da importância da leitura para o desenvolvimento escolar e formação do pensamento crítico dos estudantes, a Escola Estadual Vereador Pedro Xavier Teixeira, de Nova Rosalândia, implantou o projeto “Leitura vai, escrita vem”. Dentre os objetivos, destacam-se o despertar do prazer pela leitura, estímulo ao vocabulário diversificado, aperfeiçoamento da argumentação e escrita, além de aguçar o potencial cognitivo, crítico e criativo dos estudantes.
O projeto de leitura destinado aos alunos do 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental foi implantado em agosto de 2022 e acontece duas vezes na semana. A programação para o dia da leitura é pré-definida pela equipe pedagógica e repassada semanalmente aos professores. Na oportunidade, os estudantes são incentivados a levarem para escola materiais de leitura de seu interesse.
Neste contexto, durante as aulas de Língua Portuguesa os alunos confeccionam ilustrações de frases impactantes para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da escola. A equipe pedagógica acompanha, avalia e, se necessário, adequa estes trabalhos. Além de sugerir trabalhos complementares como, seminários de leitura, saraus de poesias e momentos literários.
A professora de língua portuguesa, idealizadora e mentora da iniciativa, Derinalva do Nascimento Silva Chaves, ainda oferece aos alunos variados gêneros de leitura como, poesia, piada, contos, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, dentre outros, a fim de direcionar a aula a uma temática específica. Na perspectiva da educadora, a leitura proporciona um olhar diferenciado para a vida.
“O aluno irá perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar com eficácia todas as competências adquiridas na escola. O hábito de ler facilita a pesquisa, a escrita, a interpretação de texto, a oralidade, a análise e dá subsídios ao aluno para se posicionar com senso crítico e perspicácia. Ler é transformador, e acreditamos que incentivando o ato de ler estaremos entregando aos nossos alunos um horizonte totalmente novo”, destacou Derinalva.
A estudante, Anna Rita Carvalho disse que o projeto tem ajudado a vencer a timidez e melhorar sua escrita. “Os momentos de leitura em voz alta tem nos motivado e trazido uma dinâmica muito interessante às aulas. Além disso, essa integração nos ajuda a ter postura, falar em público, aperfeiçoar nossa escrita e ter produções textuais muito mais criativas”, relatou.
A culminância do projeto Leitura Vai, Escrita Vem acontecerá em dezembro com a realização de um concurso de produções com o tema, “A Importância do Ato de Ler”. Os melhores trabalhos serão premiados da seguinte forma, para o 1º colocado um notebook, para o 2º um celular e para o 3º colocado uma bicicleta.