Com 12 anos de história, um projeto de extensão do curso de Direito do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), o “Fazendo Direitinho”, já beneficiou cerca de 6 mil palmenses, entre crianças e adultos, em situação de vulnerabilidade social, de forma direta e gratuita com doações de alimentos, brinquedos e atividades culturais. E neste sábado e domingo, 10 e 11 de junho, acadêmicos e colaboradores da instituição realizarão mais uma edição voluntária, dessa vez direcionada às crianças atendidas pelo Lar Batista, localizado em Luzimangues, em uma imersão de 24h.
A iniciativa é coordenada pelo professor doutor Antônio Cesar Mello do curso de Direito. Nesta edição, os participantes realizarão uma espécie de adoção das crianças onde irão presenteá-las com brinquedos e roupas. Além disso, o Lar Batista também receberá alimentos que estão sendo arrecadados. Durante a programação serão realizadas palestras sobre a situação das crianças em grau de vulnerabilidade que estão no abrigo, bem como, o compartilhamento de orientações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sua interface Constitucional.
O docente Antônio Cesar Mello explica como funciona o projeto e o seu impacto. “Essa será mais uma edição do Fazendo Direitinho, a cada ação temos histórias, vidas e famílias diferentes. Nossa grande obrigação, enquanto instituição, é reconhecer essas necessidades e trazer as demandas para o curso para começarmos a pensar em projetos de pesquisa mais objetivos e claros. Mais uma vez levaremos gratidão e empatia às pessoas que estão à nossa volta”, destacou o docente.
As doações
Interessados em fazer doações podem destinar produtos de higiene pessoal, bem como: fraldas descartáveis tamanho G, escovas de dente, absorventes, desodorantes, creme dental, fio dental, creme de pentear, alimentos para compor cestas básicas e jogos de lençóis de cama para crianças e adolescentes. O ponto de coleta é a Central de Estágios do UniCatólica, localizada na Avenida Teotônio Segurado.
A história do “Fazendo Direitinho”
A primeira atividade do Projeto foi realizada em 2011, por meio de uma parceria entre o UniCatólica, a loja Rihappy e o Capim Dourado Shopping. Ao todo, 18 crianças da entidade Sementinhas do Amor tiveram a oportunidade de vivenciar um Natal diferente com entretenimento e interação, acesso a brinquedos infláveis, sessão de cinema, distribuição de pipoca e refrigerante e brinquedos.
No decorrer dos anos, a ação também se estendeu aos bairros mais carentes de Palmas, amparando as famílias dos setores e distritos: Taquari, Santa Fé, Capadócia e Taquaruçu e abrigos e entidades, como Sementinhas de Amor, Projeto Brigada Luz, Centro de Integração dos Trabalhadores Rurais (CINTRU), Lar Batista, Universidade da Maturidade (UMA), entre outros.
A última edição aconteceu em dezembro de 2022 e atendeu 36 crianças do Projeto Brigada Luz, onde viveram uma experiência de passear no shopping com direito à lanche do McDonald’s, o McLanche Feliz, conheceram as instalações do UniCatólica, assistiram filme no auditório e ganharam um presente de Natal.