Projeto Televisita garante à pessoa privada de liberdade contato com a família durante a pandemia
O projeto “Televisita” foi implantado nas 37 unidades prisionais do Estado e visa aproximar custodiados e seus familiares, através de ligações telefônicas e posteriormente vídeo chamadas, durante a suspensão das visitas para contenção da transmissão da Covid-19.
Shara Rezende/ Governo do Tocantins
Em tempos de distanciamento social, devido a Pandemia da Covi-19, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), através da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen), implantou o projeto “Televisita” nas 37 unidades prisionais do Estado. A iniciativa visa aproximar pessoas privadas de liberdade de seus familiares através de ligações telefônicas e, posteriormente, vídeo chamadas.
O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes de Sousa Alves, explicou que o Televisita foi pensado após a suspensão das visitas de familiares aos encarcerados, medida adotada para a contenção da transmissão do coronavírus e preservação da saúde da população carcerária. “O projeto Televisita está acontecendo em todas as unidades prisionais do Estado e neste final de semana tem uma função ainda mais importante à comunicação entre os reeducandos e suas mães e esposas, já que domingo é Dia das Mães”, destacou.
O reeducando A.M.C.O, custodiado no Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP de Palmas), pode ter contato com a família através do Televisita. “Liguei para minha esposa e foi muito bom porque tive notícias de toda a minha família, também pude conversar com meu filho e fique despreocupado em saber que estão se protegendo do coronavírus”, ressaltou o reeducando que narrou estar preocupado com a saúde da sua família.
O diretor da CPP de Palmas, Thiago Sabino, explica que o Televisita proporciona mais alívio às pessoas privadas de liberdade e familiares. “Uma das pretensões da administração é trazer um pouco mais de calmaria a população que está encarcerada, fortalecendo o vínculo social que é o que preza a Lei de Execução Penal (LEP), e desse modo fazer com que o interno e a família tenham notícias, trazendo um pouco mais de tranquilidade para que a pena possa ser executada”, ressaltou.
Televisita
Para utilizar o Televisa, a pessoa privada de liberdade deve manifestar interesse por escrito a administração ou a família entrar em contato com a unidade através de ligação. Após isso, será agendado o dia e horário para fazer a chamada telefônica, e, na data específica, o interno, após higienizar as mãos com álcool em gel e colocar a máscara, será conduzido a uma sala destinada a essa finalidade.
Suspensão das visitas
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) prorrogou o ato de suspensão das visitas às Unidades do Sistema Penitenciário do Tocantins e Unidades do Sistema Socioeducativo por mais 15 dias. As medidas, que serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 08, visam evitar a transmissibilidade da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, e preservar a saúde das pessoas privadas de liberdade, adolescentes em cumprimento de medidas, familiares e dos servidores.
Fotos: Shara Rezende/ Governo do Tocantins
Legenda: O projeto Televisita foi implantado nas 37 unidades prisionais do Estado
Legenda: O reeducando A.M.C.O pode falar com a família através do Televisita
—
Secretaria da Cidadania e Justiça
Assessoria de Comunicação Maria Gabriela (Chefe da Assessoria de Comunicação) Shara Rezende (Assessora) Marcos Miranda (Assessor) Naab Thalys (Arte Finalista) Vitória Soares (Estagiária) Gabriela Santos (Estagiária) |