Os estudantes selecionados na 1º fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) “Somando novos talentos para o Brasil”, realizam neste sábado, 7, as provas da 2º fase. Os locais de aplicação foram indicados pela coordenação da OBMEP de cada Estado e estão disponíveis no site www.obmep.org.br. No Tocantins, 9.065 estudantes farão as provas, sendo 6.933 da rede estadual.
A OBMEP tem como objetivo estimular e promover o estudo da matemática; identificar jovens talentos, incentivando-os ao ingresso às universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas; contribuir para a integração das unidades de ensino com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
As provas serão aplicadas às 14h30, é recomendado aos estudantes chegarem aos locais pelo menos 1 hora antes do início da aplicação. A prova dessa fase dura 3 horas para todos os níveis. Para os alunos que farão a prova em Braille ampliada ou que precisem de acompanhante, a duração será de 4 horas. O tempo mínimo de permanência na sala é de 45 minutos.
No dia da aplicação é obrigatória a apresentação de um documento de identificação legível, com foto (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar) e número de CPF. Estudantes que não possuam CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal.
A 1º fase da OBMEP foi aplicada no dia 30 de maio. Os candidatos tiveram de resolver uma prova de 20 questões.