logo

Representante do governo federal aborda condicionalidades do Programa Bolsa Família

As equipes que atuam com Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família (PBF) na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) se reuniram na tarde desta segunda-feira, 3, com a diretora do Departamento de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, Eutália Barbosa. Na ocasião foram discutidas algumas situações vivenciadas durante o atendimento dos usuários, principalmente no que diz respeito ao cumprimento das condicionalidades do PBF.

“Desde o início do ano estamos atuando com um mapeamento e reestruturação do Bolsa Família sempre com foco na melhoria do atendimento ao cidadão, na construção de um CadÚnico forte e confiável. Só conseguiremos alcançar esse objetivo quando toda a comunidade entender as condicionalidades e cumprir com sua parte neste pacto social”, destacou Eutália.

A cada dois meses a equipe de Gestão de Benefícios de Transferência de Renda da Sedes realiza reuniões com as famílias atendidas e repassa informações gerais sobre o CadÚnico e PBF. “A averiguação e revisão cadastral, o novo formato de repasse de recursos, o calendário das condicionalidades, toda a sistemática do programa é abordada nestes encontros”, explica a gerente da equipe, Terezinha Milhan.

Para ser habilitado no programa, a família deve ter renda de até R$ 218,00 por pessoa e corresponder aos demais requisitos. A permanência das famílias como beneficiárias do PBF dependerá do cumprimento, pelos integrantes das famílias, das condicionalidades que as famílias assumem nas áreas de saúde, educação e assistência social.

 

Texto: Eliene Campelo/Sedes

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.