O terceiro dia de programação da semana da água em Gurupi contou com a inauguração da Sala Verde Conviverde, um espaço interativo de informação dedicado a educação, formação e ação socioambiental aberto a comunidade. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 19, e aberto ao som do Coral Gospel Jovens Cânticos.
“A sala recebeu o nome Conviverde, que remete a convivência verde. O intuito é promover essa convivência a partir da integração dos diversos seguimentos sociais a fim de desenvolver políticas públicas municipais que tenham como foco a preservação ambiental”, explicou a coordenadora da Sala, Marilene Ramos.
“É uma alegria podermos disponibilizar esse espaço para a comunidade para trabalharmos a educação ambiental e discutirmos ações de preservação e cuidado dos recursos que o nosso município abriga. Esse projeto Sala Verde Conviverde já possui diversas ações de sustentabilidade, que já estão sendo realizadas, e o nosso objetivo é buscar mais parcerias, desenvolver mais ações e cuidar para que o futuro das gerações que estão por vir esteja garantido”, declarou o secretário de produção, cooperativismo e meio ambiente, Domingos Tavares.
Também esteve presente no evento a coordenadora da Sala Verde Angelin Pedra, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Maria Cristina Bueno Coelho, que falou da importância de se ter um espaço físico direcionado às ações de preservação ambiental. “A sala verde do município e a sala verde da UFT são parceiras, trabalham juntas por um bem comum, que é a preservação dos recursos ambientais do município, e esse espaço que a sala verde municipal ganha hoje, somado ao espaço da sala da UFT, dão um sustentáculo maior para o município no desenvolvimento das políticas públicas ambientais”, destaca.
Exposição “Águas de Gurupi”
No segundo momento do evento, foi realizada a exposição “Águas de Gurupi”, organizada pelos discentes do 2º ano do curso técnico em Agronegócio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Foram expostas fotografias dos cursos de água existentes no município, bem como de materiais educativos sobre conservação, preservação e uso consciente da água.
O professor Ademil Domingos, que coordenou a exposição, explicou como surgiu a proposta da exposição. “A proposta da exposição surgiu após observarmos uma revista do Comitê de Bacias do Rio São Francisco, em que tinha o olhar de um fotógrafo sobre o Rio São Francisco, e a partir daí decidimos mostrar o olhar dos estudantes sobre os recursos hídricos de Gurupi. O objetivo é ajudar na sensibilização de que a água é uma só, tema da semana e promover o uso consciente”, afirmou.
A discente Anna Nyvea Lopes que participou da produção das fotografias falou da experiência enriquecedora desse trabalho. “Foi um processo muito legal, conhecemos vários lugares de Gurupi, suas águas, sua vegetação, e a importância disso tudo é ver o tamanho da nossa responsabilidade sobre o meio ambiente, pois são recursos finitos fundamentais para a nossa sobrevivência”, disse.
Para finalizar o evento foi realizada uma oficina de artesanato com material reciclável. Uma ideia de economia sustentável que pode ser realizada com baixo custo.
A Sala Verde Conviverde integra o projeto Gurupi Verde e Sustentável, que tem como objetivo a promoção de ações, cria estratégias e implanta soluções que consolidam o desenvolvimento sustentável, envolvendo programas e projetos destinados a garantir a sustentabilidade socioambiental.
Termo de Cooperação técnica
Na ocasião da inauguração da Sala Verde Conviverde, o secretário de produção, cooperativismo e meio ambiente, Domingos Tavares, assinou o Termo de Cooperação Técnica com a Cerâmica Ribeiro. O objetivo do termo é o reaproveitamento de galhadas e outros materiais vegetais oriundos de podas na área urbana, que serão doados para a empresa, tendo como destinação final a incineração, servindo de combustível para alimentar os fornos da cerâmica.