logo

Saúde capacita servidores para realizar planejamento e dimensionamento da Força de Trabalho nos Serviços Pré-Hospitalares Fixos e Hospitalares de Urgência

Considerando o compromisso assumido pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES), que objetiva ofertar à população a ampliação do acesso e qualidade dos serviços de saúde, foi realizada nesta terça-feira, 20, uma formação sobre Desenvolvimento de Metodologia de Planejamento e Dimensionamento da Força de Trabalho nos Serviços Pré-Hospitalares Fixos e Hospitalares de Urgência.

O plano foi iniciado em junho de 2017, com um grupo estratégico de profissionais da gestão que participaram do projeto piloto. “Realizamos uma parceria com o município de Brejinho de Nazaré para dimensionar a atenção básica, agora nós vamos fazer também o dimensionamento da Gestão e das Unidades de saúde”, explicou o diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho, Robson José Silva.

Robson apontou ainda que essa ação gera um marco divisor na gestão de pessoas nas Unidades do Tocantins. “O dimensionamento na Secretaria de Estado da Saúde, deixa de ser a fotografia de um momento e passa a ser o acompanhamento estratégico da movimentação dos trabalhadores na saúde, então, atualmente se eu tenho uma Unidade, como uma UTI, que funciona com 50 técnicos, 20 médicos e outras coisas, eu tenho profissionais que vão se aposentar, que vão ser transferidos, que saem do Estado. Nós precisamos acompanhar essa movimentação para perceber se ali tem o suficiente de força do trabalho ou que está faltando”, concluiu. Nesta etapa o projeto irá contar com a participação dos serviços de emergência do Hospital Regional de Araguaína e Hospital Geral de Palmas.

Para administradora Andreia Ribeiro, que trabalho no Hospital Regional de Araguaína, a ação irá prevenir que futuros problemas com falta de servidores aconteçam. “Nos Hospitais nós não temos essa parte de dimensionamento, tem os servidores que são encaminhados para a Unidade e de lá fazemos apenas o acolhimento direcionamos para o setor adequado. Então quando se tem um direcionamento, um dimensionamento que se possa embasar o local para onde o servidor deva ir na Unidade, é interessante que você  tem como alocar as lacunas de servidores”, disse.

A assistente social do Hospital Geral de Palmas (HGP), Luzinalva Ramos, ressaltou que ação pode também distribuir de maneira mais adequada os profissionais das unidades. “Hoje temos muito déficit de profissionais, e muitos deles estão sobrecarregados, além de muita rotatividade, dimensionar esse profissionais de maneira estratégica, vai proporcionar uma melhor prestação de serviço, além de melhorar a saúde mental dos que estão trabalhando”, pontou.

Durante a formação os profissionais realizarão a análise de dados e panoramas do ano de 2018, além de entenderem como deverão proceder para atualização contínua dos sistemas de monitoramento de pessoal.

Fotos: Nielcem Fernandes

Sugestão de Legendas: A formação reuniu diversos profissionais da Secretaria de Estado de Saúde, Hospital Geral de Palmas e Hospital Regional de Araguaína.

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.