Visando promover o desenvolvimento socioeconômico e a competitividade sustentável dos destinos turísticos do Tocantins, por meio da qualificação e melhoria dos produtos e serviços ofertados pelos pequenos negócios do setor, o Governo do Tocantins, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e da Secretaria do Turismo (Setur) em parceria com o Sebrae, realizaram nos dias 15, 16 e 17, o lançamento do projeto Tocantins + Turismo, em Palmas (Região Serras e Lago), Ponte Alta (Jalapão) e Dianópolis (Serras Gerais).
Com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, sendo 50% investido pelo Sebrae e 50% pelo Governo do Estado e irá beneficiar 600 pequenos negócios de 12 municípios das três regiões turísticas, a expectativa é alcançar além dos pequenos negócios, gestores municipais, secretários de turismo e instituições do ecossistema turístico do Tocantins.
Para o diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, as atividades do Tocantins + Turismo são de preparação e qualificação do trade turístico para que os empresários tenham melhores condições de tocar seus negócios. “Fizemos uma identidade bacana para que o turismo seja cada vez mais valorizado e possa chegar em diversos cantos do Estado, além de promover a competitividade sustentável dos destinos turísticos do Estado”.
O superintendente do Sebrae, Rérison Antônio, pontuou que as parcerias com o Governo do Estado são importantes para beneficiar especialmente o pequeno empresário. “O projeto Tocantins Mais Turismo é uma excelente oportunidade para somar e otimizar os recursos, direcionando esforços integrados com os parceiros para atender quem de fato precisa”.
A Secretária Executiva da Secretaria do Turismo (Setur), Jocélia Costa, pontuou que esta é a primeira vez que tantos parceiros no Estado se unem pelo mesmo objetivo: qualificar e capacitar a cadeia do turismo. “Nossa meta é encantar o turista, da mesma forma que nossos atrativos naturais já fazem, fortalecer ainda mais o setor e ampliar a geração de emprego e renda”, aposta.
Hercy Filho, secretário de Estado da Cultura e Turismo, comentou que a convivência com o Sistema S é estratégica para o governo, visto que instituições como o Sebrae e o Senac contam com expertise e competência para fazer o turismo crescer de forma sustentável. “Essa parceria é importantíssima, nós temos belíssimos atrativos naturais, mas com um trade que ainda não está devidamente preparado. Essa sinergia que o Governo faz através do CDE, aportando recursos para projetos como esse é de suma importância para qualificarmos o trade turístico do Tocantins “.
O Secretário Executivo da Sics, Milton Neris, acredita que o projeto transformará o turismo no Tocantins. “Quanto mais a gente transforma conhecimento, com a expertise do Sebrae e pessoas empreendendo, mais o turismo vai prosperar com sustentabilidade. O papel do governo é dar igualdade de oportunidades, estamos muito confiantes que o legado do projeto será positivo para o trade turístico no Estado”, disse.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Carlos Humberto Lima, o projeto Tocantins + Turismo se enquadra no pilar de qualificação da mão de obra do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics).
“O Governo do Tocantins, através da Sics, criou uma política de desenvolvimento econômico que ficou sintetizada em um programa chamado Pics que atua em oito eixos estruturantes com o objetivo de construir um cenário empresarial mais atrativo e eficiente no processo de atração de investimentos. Dentro desses pilares, está o da qualificação profissional, justamente o que estamos fazendo com o projeto Tocantins + Turismo. A Sics, através do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fde), fez a aplicação de recursos para qualificação profissional do trade turístico, inédito na breve história do nosso estado, nunca houve uma política pública abrangente de qualificação como há dentro do Pics. Esperamos que nos próximos 24 meses, façamos uma grande mudança no trade turístico para que sejamos mais eficientes na atração e captação de turistas para o nosso estado”, finalizou.