Seguindo com o aparelhamento e fortalecimento do Sistema Penal do Tocantins em segurança e qualificação dos policiais penais, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), realizou nesta terça-feira, 19, o treinamento em Anatomia Radiológica e Operação de Body Scan para policiais penais que operam o equipamento instalado em diversas unidades penais do Tocantins.
O treinamento, coordenado pela Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen), foi ofertado para 40 policiais penais que operam o equipamento, tendo como um dos objetivos cumprir a missão e visão da Esgepen de capacitar os servidores nos eixos de Gestão, Segurança e Qualidade de Vida, conforme explica o gerente, Rodrigo Araújo.
“A capacitação foi articulada com o Depen que doou os equipamentos para o Sistema Penal do Tocantins e organizada a partir da necessidade de capacitar os policiais penais para manusearem o Body Scan da melhor maneira possível e aplicar no dia a dia nas unidades penais os recursos e as habilidades repassadas no curso”, enfatizou Rodrigo Araújo.
O policial penal federal do Depen, Igor Santana da Silva, falou sobre a importância do curso. “O Depen vem fomentando nos últimos anos ações de fortalecimento do Sistema Penal Nacional, o que contempla o Tocantins, para que consigamos atingir um patamar de capacitação dos policiais penais”, frisou.
Treinamento
Conforme o instrutor do curso, Peter Kuhn, o treinamento foi dividido em duas partes: teórica e prática. “No treinamento abordamos a análise de imagens com a finalidade de preparar os policiais penais para identificação de posturas ou comportamentos suspeitos para que tenham embasamento na tomada de decisões, além da operação prática do equipamento de raio-x”, explicou o ministrante.
(Edição: Lauane dos Santos/Governo do Tocantins