Como pede a tradição, hoje seria dia de estar com trajes caipiras, os senhores com suas botinas surradas e chapéu de palha, e as senhoras com seus lindos vestidos xadrez e laço de fita no cabelo, e todos preparados para dançar o tradicional forró pé de serra no Arraiá da Melhor Idade, promovido todos os anos pela secretaria do Idoso de Gurupi, mas em razão das circunstâncias atuais e que pedem o isolamento social, este ano a festa junina está sendo diferente para essa turma animada. A secretaria do Idoso está promovendo o Arraiá virtual da melhor idade.
A secretária da Pasta, Regiane Garcia, lançou um desafio, com direito a premiação, para os idosos se caracterizarem conforme pede a tradição, e, cada um na sua casa, gravar um vídeo curto dançando, mostrando a alegria da festa junina e enviá-lo para ser divulgado na página do Facebook da secretaria. Serão premiados um senhor e uma senhora que mais estiverem no clima junino, como explica a secretária. “Eles podem enfeitar a casa, colocar uma roupa bem colorida, colocar aquele forró animado, vale até estourar pipoca”, disse com entusiasmo.
O principal objetivo dessa realização é proporcionar um entretenimento para os idosos. “Diante do cenário de pandemia, que obriga o isolamento social, em que os idosos são os mais vulneráveis, é necessário realizar algo que tire deles um pouco dessa preocupação, mas mantendo-os seguros, é uma forma de movimentá-los. Estamos preocupados com a saúde mental deles, a tristeza, a depressão que faz várias vítimas idosas nesse momento da pandemia. O nosso intuito é dar a eles um momento de alegria”, externou Regiane.
A secretária também explicou que está dando suporte para aqueles idosos que querem participar, mas que não têm condições de gravar o seu próprio vídeo. “Muitos não possuem os recursos virtuais, então estamos indo até eles para ajudar nessa interação, mas com toda a responsabilidade, cuidados necessários, usando máscaras de proteção, álcool em gel, tudo devidamente desinfetado, prezando pela segurança de todos”, disse.
A dona Raimunda de Freitas Gomes, que já enviou o seu vídeo, parabenizou a iniciativa. “É uma atividade muito boa, mostra que a secretaria não nos esqueceu, tem nos procurado com toda atenção e tomando todos os cuidados que o momento pede. Estou muito contente em participar desta festa”, afirmou.