logo

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins participa de agenda de integração com representantes dos estados e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Uma agenda de integração e troca de experiências entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e os representantes de órgãos estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos presentes em Foz do Iguaçu (PR), para participação no XXIV ENCOB – Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, aconteceu nesta terça-feira, 23, no Rafain Palace Hotel & Convention, onde o evento é realizado. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) foi representada pela secretária Miyuki Hyashida e o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Araújo de Azevedo.

 

Proposta pela diretora-presidente da ANA, Verônica Sanchez, a reunião foi uma oportunidade de dialogar sobre a realidade de cada estado representado quanto à gestão dos recursos hídricos. “É papel da ANA, como coordenadora do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, observar as melhores práticas, possibilitar trocas de informações e potencializar isso com os instrumentos e ferramentas que já oferecemos”, afirmou a diretora-presidente durante o encontro.

 

A secretária Miyuki Hyashida chamou atenção para o trabalho grandioso realizado no Tocantins pela equipe técnica da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh. “Temos um time de servidores comprometidos que fazem um trabalho de excelência para cumprir as metas de programas como o Progestão, o Qualiágua, o Procomitês, o Monitor de Secas, todos esses instrumentos disponibilizados pela ANA que nos permitem continuar fazendo a gestão das águas no nosso Estado”, disse.

 

Sobre os programas citados, o diretor Aldo Azevedo relatou a experiência da execução de cada um no Tocantins, como por exemplo a modernização da rede de alerta, com 14 estações telemétricas, possibilitada pela ANA no ano de 2011, que segue sendo ampliada pelo Estado, essencial para o monitoramento de quantidade de água. “Hoje nós temos 46 estações e estamos instalando mais 20, totalizando 66 plataformas telemétricas. Da mesma forma temos o Qualiágua, que hoje já conta com 80 pontos de monitoramento no estado, além do Índice de Qualidade de Água, que colocamos nos nossos boletins mesmo sem a exigência da ANA. Esses programas nos garantem uma certa independência financeira que nos permite trabalhar para garantir disponibilidade para os diversos usos no estado”, afirmou.

 

XXIV ENCOB

 

Realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (FNCBH) e o Estado do Paraná, com organização da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB) e apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), entre outras instituições, o XXIV ENCOB começou na segunda-feira, 22, e segue até sexta, 26.

 

O evento, considerado o maior encontro de comitês de bacia do país, conta, neste ano, com a participação de aproximadamente 1.500 representantes dos colegiados de diversos estados brasileiros, além do público que acompanha os debates, capacitações e estudos de caso de forma virtual.

 

Fotos: Camila Mitye/Estado do Tocantins

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.