Os Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (CBH´s) vão receber, ainda este ano, mudas de espécies nativas do Cerrado, produzidas no viveiro instalado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi. A ação é fruto de Termo de Parceria firmado entre Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a instituição de ensino superior.
De acordo com a professora da UFT, uma das coordenadoras do Viveiro, Maria Cristina Bueno Coelho, “a etapa que está sendo realizada agora é a de rustificação, ou seja, estamos retirando as mudas da situação de berçário que é a área coberta do viveiro e colocando na área externa a pleno sol para aproximar do cenário de campo que elas serão submetidas”.
Atualmente, este é o maior viveiro de mudas nativas do Tocantins. Conta com equipamentos de operação automatizada com o que há de mais avançado em tecnologia e uma capacidade para produzir 200 mil mudas de espécies nativas do Cerrado por ano. O recurso para a implantação do projeto foi na ordem de R$ 280.000,00 mil originado do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável – PDRIS .
O Tocantins possui cinco (CBH’s) instalados, cada um com o seu plano de bacias que tem, dentre outras metas, a recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs) como nascentes e matas ciliares que estão degradadas. São eles: Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Formoso, Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Manoel Alves e Comitê dos rios Santo Antônio e Santa Tereza.
O objetivo do projeto é auxiliar fornecendo as mudas produzidas a partir das sementes coletadas por cada CBH, e envolvendo os membros dos CBH’s nesse trabalho de consolidação de uma política ambiental estadual.
A previsão é que cada CBH receba em média de 20 a 30 mil mudas anualmente que vai auxiliar na recuperação de aproximadamente 200 hectares de áreas degradadas. Ainda no começo do ano, os Comitês se mobilizaram com o apoio das prefeituras e das secretarias de Meio Ambiente municipais que fazem parte do CBH, na catalogação das nascentes que vão receber o plantio. A logística da entrega das mudas será feita pela Semarh em parceria com os CBH´s e a prefeitura de Gurupi, e divulgadas nas redes sociais e site institucional da Semarh.
Semarh
A Semarh também está instalando viveiros de mudas nativas do Cerrado em Araguatins, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins, cujo processo já está em licitação. Também em Natividade, em parceria com o colégio Agropecuário de Natividade e, em Mateiros, em parceria com a prefeitura do município e o Parque Estadual do Jalapão.
Créditos Fotos:
Marcel de Paula