O trabalho da gestão estadual durante e após a pandemia da Covid-19 foram temas da palestra realizada pelo secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, na noite da quinta-feira, 01. O evento foi realizado em Palmas, no auditório da reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e contou com a participação de estudantes, empresários e associados da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).
Gestor da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), desde outubro de 2021, o secretário falou sobre as dificuldades existentes no Sistema Único de Saúde (SUS) estadual e os planejamentos futuros, para que toda a população tocantinense seja atendida de forma digna e com a qualidade que merece.
“Recebemos a Secretaria no meio de uma pandemia, que foi um momento difícil para toda a equipe, mas que fez a gestão avançar. Após o auge da pandemia tivemos um aumento de leitos de UTIs, que culminou na realização de cirurgias eletivas, sem esquecer a prestação de serviços de apoio aos municípios que querendo ou não está ajudando a população tocantinense como um todo”, disse Afonso Piva.
“O curso da ADESG tem como metodologia principal trabalhar e disseminar por meio dos convidados públicos, metodologias capazes de auxiliar as pessoas a serem formadoras de opinião. Falando da saúde, a gente convidou o secretário, porque é um assunto importante que marca a história das pessoas”, disse o diretor da ADESG do Tocantins, João Lúcio Perin.
“Esse momento que nos reunimos aqui serviu para entendermos como grupo de estudo, sobre como funciona o serviço de saúde e sobre como podemos somar e contribuir no desenvolvimento do Estado, que é algo muito importante. Foi muito esclarecedor e só parabenizo o trabalho da Secretaria”, disse a diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Tocantins (Senac-TO), Márcia Rodrigues.
Pandemia
Durante os mais de dois anos de pandemia, o Estado do Tocantins registrou mais de 369 mil casos confirmados (369.927) e 4.242 óbitos, uma taxa de letalidade de 1,14%.
Durante esse período, Afonso Piva era superintendente de Aquisição e Estratégias de Logística da SES-TO, período em percebeu a sobrecarga nos serviços de saúde e escassez de matéria-prima, que acarretou no desabastecimento de medicamentos e insumos no país. “Algo que me marcou na época, foi a dificuldade encontrada no mercado para comprarmos máscaras, pois esse era um insumo que não existia na cidade e o apoio dos empresários locais proporcionaram o abastecimento dos hospitais públicos. Motivo pelo qual deixo meu reconhecimento e agradecimento”, pontuou o gestor.
Avanço na Saúde Tocantinense
Em um ano e sete meses à frente da SES-TO e com os investimentos realizados pelo Governo do Tocantins, foi possível realizar 18.652 cirurgias eletivas, aumentar para 301 leitos de UTI e 2.155 leitos clínicos, melhorando também a segurança armada nos hospitais, acelerando o pagamento das progressões, insalubridade, além de retomar o trabalho de atendimento a acessibilidade de pacientes. Além disso, foram entregues parte das obras de ampliação nos hospitais (Palmas, Araguaína, Augustinópolis e Porto Nacional) e acelerar as que estão em andamento, a exemplo do Hospital Geral de Araguaína, que já está com 50% da obra realizada.
“Eu gosto da saúde e a cada dia a vejo como um desafio que depende do fortalecimento em diversas áreas como atenção básica, vacinação e tantas outras que necessitam do apoio de outras secretarias, municípios e colaboradores, para juntos levarmos o acesso à população”, enfatizou Piva, acrescentando que “agradeço pelo convite da Associação, pois foi muito bom falar do que gosto! Estamos de portas abertas para mostrar o que já fizemos e faremos no futuro”.
A ADESG
É uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, e considerada de utilidade pública pelo Decreto Presidencial 36.359, de 21 de outubro de 1954, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro.
—