Nesta quinta, 22, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), encerrou as visitas às indústrias da região sul do país na cidade de Joinville-SC, onde foi recebido pelos diretores da Krona Tubos e Conexões.
A finalidade dessas visitas é apresentar o Tocantins nos road shows aos empresários para atrair novos investimentos.
O Estado é uma das últimas fronteiras agrícolas do Brasil e conta com uma malha viária com cerca de 7.500km de boas estradas e pronto para receber novas empresas e investimentos.
Por estar localizado em um ponto estratégico para a distribuição de produtos, já que faz fronteira com estados de 3 das 5 regiões brasileiras – Norte, Nordeste e Centro-oeste -, o Tocantins se destaca no quesito logística.
Outro fator importante apresentado durante o encontro foi a autossuficiência do estado na produção de energia, fator primordial para a implantação de novas indústrias.
A Krona é reconhecida em todo o território nacional como uma das maiores empresas de Tubos e Conexões do Brasil, além de estar entre as maiores empresas do país. Sua importância se traduz através dos números: são 1800 colaboradores, divididos em duas unidades, a primeira na cidade de Joinville, e a segunda em Marechal Deodoro, no estado de Alagoas.
De acordo com o diretor financeiro da marca, Fernando Oliveira, a empresa já estava avaliando mercados para a criação de uma terceira filial. A visita colocou o Tocantins no radar de possibilidades. “Estamos realizando estudos de viabilidade para a criação de mais uma unidade industrial. Agora, temos o Tocantins em nosso horizonte, ficamos muito interessados em conhecer mais de perto o que nos foi apresentado e estamos ansiosos para conhecer o Estado”, pontuou.O Governo do Tocantins tem seguido os planos traçados por Mauro Carlesse, que, por meio da Sics, tem trabalhado arduamente para reestruturar o Estado e torná-lo competitivo frente às outras unidades federativas.
O Secretário Tom Lyra avalia os resultados dessa jornada pelo Sul do país. “Mesmo em meio aos problemas trazidos pela COVID-19 nos últimos meses, nós não paramos de trabalhar, tudo por um objetivo: transformar o Tocantins para além de um estado voltado para a agricultura e pecuária. Nosso potencial é imenso e podemos ser não só um dos maiores exportadores de carne e soja, como também o Estado da indústria e do comércio em várias frentes produtivas”, concluiu.