Ao apresentar os resultados positivos do curso de Gestor de Turismo das Serras Gerais, projeto realizado pelo curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Arraias, as professoras Ana Cláudia Macedo e Valdirene Gomes dos Santos solicitaram a parceria do Governo do Estado para a qualificação de profissionais do turismo. A reunião com o secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho, a secretária executiva Jocélia Costa e a superintendente de Turismo Maria Antônia Valadares ocorreu nesta segunda, 14.
“Temos disponibilidade de colaborar e nossa preocupação é priorizar os trabalhadores do setor que realmente necessitam”, ressaltou Ana Cláudia, lembrando que a principal demanda das Serras Gerais é por guias, pois atualmente a região turística conta somente com condutores de turismo.
A professora Valdirene lembrou que parceria envolvendo as secretarias de Educação e Turismo e Cultura facilitaria a criação de polos em diversos municípios da região, evitando a necessidade de deslocamento até Palmas. “Se queremos que os municípios turísticos das Serras Gerais se desenvolvam temos que apostar na qualificação”, afirmou ela.
Jocélia Costa lembrou da importância da universidade e da necessidade do meio acadêmico de perceber a vocação de cada região para atender a população, enquanto Maria Antônia pontuou que somente por meio da capacitação dos empresários e profissionais do trade é que os municípios poderão transformar atrativos potenciais em produtos turísticos.
Ao convidar as coordenadoras do curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental para participarem da construção do projeto de qualificação profissional da Sectur, o secretário Hercy Filho enfatizou o poder das parcerias. “Nós temos que criar esta cultura da parceria para otimizar os recursos públicos”, observou, lembrando que o Conselho do Desenvolvimento Econômico aprovou aporte para a realização de cursos de qualificação de profissionais do turismo e ressaltando a importância dada pelo governador Wanderlei Barbosa ao tema.