logo

Segmentos de alimentação, beleza, saúde e bem-estar seguem no topo do ranking das áreas que mais cresceram no franchising

Franchise isometric composition with location and finance symbols vector illustration

O mercado de franquias no Brasil segue em expansão, em meio a um cenário econômico otimista, marcado por índices ascendentes de confiança tanto empresarial quanto do consumidor, o franchising demonstrou ser uma força propulsora no ambiente de negócios brasileiro e cresceu em 2023  atingindo o faturamento R$ 240,661 bilhões, dados divulgados pela ABF- Associação Brasileira de Franchising apontam uma alta de 13,8%.

Segundo Lucien Newton, vice-presidente da vertente de consultoria do Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, a confiança no mercado reforçou o alicerce para o avanço e os destaques do segmento foram as franquias de alimentação, saúde, beleza e bem-estar que ocuparam o top 3 do ranking divulgado. “O setor de alimentação corresponde a 17,9% de participação nesse crescimento, algo perceptível quando observamos a retomada enérgica das atividades presenciais, e pela inovação contínua em modelos de negócio que privilegiam a conveniência. Vale ressaltar o delivery, que é uma venda incremental, que começou forte na pandemia e não parou mais, e contribuiu para o impulso da alimentação. Com isso, os novos modelos em conveniência e muita tecnologia com foco no aumento da produtividade, e no atendimento a mais clientes no mesmo ponto de venda, fez com que o segmento se destacasse muito”, explica.

Já sobre o setor de saúde, beleza e bem-estar, que ficou em segundo lugar no ranking, com um crescimento de 17,5%, o especialista chama atenção para a participação do público masculino e o crescimento das redes de odontologia. “A gente vê mudança nos hábitos do consumidor, que está cada vez mais consolidado em relação à estética, beleza e bem-estar, inclusive em homens, que passaram a ter representatividade no mercado, que mesmo segmentado no público feminino, começa a ter um incremento para o masculino. Várias marcas que lideram o setor já possuem maturidade e estão estabilizadas dentro do franchising. Vale enfatizar, a área de odontologia que ganha destaque pelo seu crescimento dentro do segmento de beleza, e segue com três marcas entre as 50 maiores do setor de franquias, estando uma delas no top 5,  e essa é mais uma tendência muito forte de outras redes surgirem”, explica.

Para Lucien, a gestão, o conhecimento comercial e de vendas, faz muita falta para a clínica odontológica tradicional. “E através do franchising essas clínicas que querem sair do convencional, conseguem implementar métodos e conceitos muito claros e que funcionam de forma eficiente nas suas operações. Então, quando são franqueadas, realmente dominam o mercado que elas chegam. Principalmente quando a gente pensa na interiorização nas cidades de menor porte, e tem um espaço muito grande para a profissionalização do segmento”, complementa.

Conheça 22 redes do segmento de alimentação, saúde, beleza e bem-estar que estão em franca expansão pelo Brasil.

Alimentação

Spicy Tuna
Criada em 2022, em Ribeirão Preto (SP), a rede de restaurantes fast casual tipicamente havaiano, apresenta a verdadeira experiência da cozinha nativa de Honolulu. Com um cardápio completo da hora do almoço ao happy hour, a franquia também oferece, além do original poke havaiano, lanches, sobremesas e bubbles tea para todos os gostos e estilos de vida. Com uma operação enxuta, com a utilização de automação de processos, a rede disponibiliza modelos em lojas de rua, shopping e quiosque.
Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil
Faturamento médio mensal: de R$ 120 a R$ 150 mil
Prazo de retorno: em até 18 meses

10 Pastéis
Fundada em 1996, na cidade de Curitiba (PR), é a maior rede de pastéis do Brasil com mais de 80 unidades em operação e oferece no cardápio pastéis feitos com massa vegana, disponíveis nos sabores tradicional, pimenta e chocolate. Pioneira na criação da borda recheada, a marca também comercializa pastéis coloridos, pratos simples, panquecas e saladas. Em 2023, a 10 Pastéis, rede para os apaixonados por pastel, faturou R$ 65 milhões.
Investimento inicial: a partir de 190 mil
Faturamento médio mensal: R$ 140 mil
Prazo de retorno de Investimento: 24 meses

Bubble Mix
De inspiração oriental, a Bubble Mix é a maior rede brasileira de bubble tea, bebida de origem taiwanesa que une chás por infusão e pérolas de tapioca caramelizadas. Criada em 2014 no Paraná pelos sócios Rodrigo Balotin, Alex Lin e Rogério Arcanjo, a marca entrou no franchising em 2016 e hoje possui mais de 80 unidades em 17 estados. Com faturamento anual de R$ 29,4 milhões em 2023, a Bubble Mix tem modelos a partir de R$ 190 mil de investimento inicial já com taxa de franquia e utiliza cerca de 70% dos insumos importados de Taiwan. Entre os produtos, estão os tradicionais chás, além de opções com frutas, café e até bubble tea com yakult, chegando a mil combinações de sabores.
Investimento inicial: R$190.000,00 (estrutura, maquinário, utensílios e taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$43.000,00
Prazo de retorno de Investimento: 20 a 24 meses

Johnny Rockets
Presente em mais de 30 países e com faturamento médio de R$5 bilhões (1 bilhão de dólares) por ano em todo o mundo, a marca americana criada em 1986 abriu a primeira unidade no Brasil em 2013 e pretende fechar 2024 com 60 restaurantes. As lojas possuem temática dos anos 1950 e disponibilizam no cardápio as melhores opções de hambúrgueres, batatas, shakes, porções e pratos, servidos pelos animados garçons dançarinos.
Investimento inicial: a partir de R$ 960 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
Prazo de retorno de Investimento: 18 a 36 meses

Dickey’s Barbecue Pit
Maior rede de churrasco do mundo, o Dickey’s Barbecue Pit foi criado há 82 anos no Texas e chega a 650 unidades pelo mundo. Entre os oito países fora dos EUA que abrigam a marca, o Brasil foi pioneiro na América Latina. Com vários modelos a partir de 55m², o restaurante se adapta a cidades médias e grandes, com opções para shoppings e rua. Em 2023, faturou R$5 milhões e tem objetivo de chegar a 55 nos próximos 10 anos, conquistando quem aprecia o Texas Barbecue (estilo de churrasco defumado lentamente em baixa temperatura e com temperos locais).
Investimento inicial: a partir de R$910 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: entre R$ 200 mil e R$ 300 mil
Prazo de retorno de Investimento: 18 a 36 meses

Cuor di Crema
Rede fundada em 2012 que respeita as tradições e os processos de produção das legítimas gelaterias italianas, com produtos 100% naturais, sem adição de gordura, aromatizantes e conservantes. Os gelatos Cuor di Crema têm uma lista extensa de sabores autênticos: são quase 100 receitas, cada uma com experiência única por seu preparo com matérias-primas nacionais e importadas, além do uso exclusivo de frutas in natura. No cardápio, estão também variadas opções de cafés, sobremesas e salgados. Para os interessados em empreender, são dois modelos de negócios: quiosque e loja. Atualmente, a Cuor di Crema possui 9 unidades em operação. Em 2023, o faturamento geral ultrapassou R$8 milhões.
Investimento inicial: a partir de R$ 475 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo de retorno de Investimento: 22 a 38 meses

Boulangerie Carioca
Inspirada nas mais sofisticadas padarias e cafeterias francesas, a rede abriu as portas da primeira loja em 2015 e encanta os clientes com um ambiente aconchegante e uma seleção variada de delícias parisienses e da culinária mundial, como macarons, pães, doces, quiches, croissants e outros quitutes fresquinhos. Para atender o público em todos os horários, a Boulangerie Carioca reposicionou a marca e passou a servir também opções de brunch, sopas e pratos rápidos. Com lojas de rua, de shopping ou mesmo quiosques, a marca chama atenção e se adapta a públicos de metrópoles ou cidades menores.
Investimento inicial: a partir de R$ 490 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
Prazo de retorno de Investimento: 18 a 36 meses

Borda & Lenha
Fundada em 2016, no Rio de Janeiro (RJ), é a primeira rede fast-pizza do Brasil e tem o objetivo de personalizar a experiência do cliente, com qualidade, sabor e preço acessível. No cardápio, a franquia oferece pizzas feitas com massa artesanal e permite a seleção de sabores pelo próprio consumidor, que pode montar a pizza a partir de mais de 25 opções de toppings. No franchising desde 2019, a rede conta com mais de 40 unidades em todo o território nacional e pretende chegar a 100 unidades em 2024.
Investimento inicial: R$ 105 mil (incluso taxa de franquia, estoque inicial e instalação)
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 55 mil
Prazo de retorno de Investimento: até 18 meses

Casa de Bolos
Maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento foi reconhecida pela 7ª vez uma das 50 maiores franquias do país, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A rede oferece mais de 100 opções de bolos caseiros com uma produção 100% artesanal e feita com fruta de verdade, que inclui versões clássicas, diet, funcional, mini, baby, tortas, cucas, Bolo Caseiro no Pote e sobremesas geladas, para todos os tipos de paladar nas mais de 500 unidades pelo país. Para 2024, a rede estima alcançar a marca de 600 unidades comercializadas em todo o Brasil.
Investimento Inicial: R$ 143 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 57 mil
Prazo estimado de retorno: 24 meses

Mais1.Café
Fundada em 2019, a rede é uma das maiores de cafeterias do Brasil e está entre as 50 maiores franquias do país, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com mais de 30 opções de bebidas feitas a partir do grão especial, além de disponibilizar acompanhamentos doces e salgados importados da América Latina e da Europa, com um atendimento digitalizado e personalizado. A franquia está presente em 220 cidades, distribuídas em 25 estados do país, além da presença no Paraguai. Para 2024, a expectativa é ultrapassar a marca de 1000 unidades comercializadas em todo o país.
Investimento Inicial: R$ 190 mil (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
Prazo estimado de retorno: de 18 a 24 meses

Espetto Carioca
Fundada em 2011 na zona oeste do Rio de Janeiro, é uma rede de bares e restaurantes, idealizada pelo empresário Leandro Souza. No ano de 2012, entrou para o franchising e conta atualmente com 54 unidades presentes em cinco estados. Leandro Souza, que já foi considerado o “Rei dos Espetinhos” na capital fluminense, hoje espalha o lifestyle carioca pelo país através de uma rede que oferece mais de 1000 combinações de pratos, bebidas e sobremesas.
Investimento Inicial: a partir de R$ 241.767 (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo estimado de retorno: de 24 a 36 meses

Saúde, beleza e bem-estar 

OdontoCompany
Considerada a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, a OdontoCompany tem mais de 2000 unidades comercializadas espalhadas em todos os estados brasileiros. Há mais de 33 anos no mercado e mais de 13 no franchising, a rede integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia. Em 2024, a marca ficou em quinto lugar no ranking das 50 maiores franquias do Brasil, segundo a ABF- Associação Brasileira do Franchising.
Investimento inicial: R$ 300 mil (modelo de negócio para cidades com mais de 150 mil habitantes)
Faturamento médio mensal: R$190 mil
Prazo de retorno de Investimento: a partir de 12 meses

Oral Sin
Referência em implantes dentários, a Oral Sin é uma rede de clínicas odontológicas que está no mercado há duas décadas proporcionando conforto e segurança aos seus pacientes. Fazendo parte do Grupo OdontoCompany a rede possui mais de 550 unidades e está presente em todos os estados do país. A Oral Sin realiza cerca de 30 mil tratamentos por mês, o que a coloca como a número um em implantes dentários. Em 2024, a marca ficou na 38º posição no ranking das 50 maiores franquias do Brasil, segundo a ABF- Associação Brasileira do Franchising.
Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
Faturamento médio mensal: R$210 mil
Prazo de retorno de Investimento: 21 meses

Emagrecentro
Referência nas áreas de emagrecimento e estética corporal, o Emagrecentro foi fundado em 1986 e entrou para o franchising em 1994. A rede é a única franquia de emagrecimento no mundo com metodologia aprovada por trabalho científico, e oferece o método patenteado e certificado, desenvolvido pelo Dr. Edson Ramuth, denominado Método 4 fases. Está entre as 20 maiores microfranquias de 2023, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Atualmente conta com mais de 350 operações, além das unidades internacionais com a bandeira Best Shape nos Estados Unidos e Espanha. A rede tem como objetivo expandir em mais países da Europa e América do Sul, além de Estados Unidos e Índia, país onde tem a expectativa de abrir 500 unidades nos próximos 10 anos.
Investimento inicial: R$ 134.400,00 (inclui capital de instalação e taxa da franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 85 mil
Prazo estimado de retorno: 6 a 12 meses

Padrão Enfermagem
Fundada em 2006, é uma rede de franquias com mais de 50 unidades no Brasil,  é a ponte entre os profissionais da área de enfermagem e cuidadores com as famílias que precisam desses tipos de serviços. Especializada no agenciamento de profissionais da saúde para uma série de serviços primordiais aos pacientes, tais como: Acompanhamento hospitalar, Serviços de enfermagem, Cuidador de idosos e Cuidador infantil. Todos os profissionais estão preparados e habilitados para atender com segurança e qualidade a clientes em ambiente domiciliar, hospitalar e empresarial, com suporte 24h.
Investimento inicial:R$ 80 mil (incluso: Capital de giro, taxa da franquia, instalações iniciais e marketing inicial)
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
Prazo estimado de retorno: 18 meses

OrthoDontic
A OrthoDontic é a maior rede de franquias de ortodontia do Brasil, com mais de 350 unidades espalhadas por todo o país e somam mais de sete milhões de pessoas atendidas. A rede foi fundada em 2002 por cinco amigos recém-formados no curso de odontologia da Universidade Estadual de Londrina, que buscavam ir além de seus consultórios particulares para tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos. Em 2004, encontrou no sistema de Franchising a melhor alternativa para expandir a marca por todo o Brasil. Desde então, a marca coleciona prêmios e reconhecimentos que atestam seu sucesso. Conquistou por onze vezes consecutivas o selo de Excelência em Franchising, pela ABF (2022 – 2012) e se tornou a primeira marca de odontologia do mundo a ser case de sucesso do Facebook, do grupo Meta. Há um ano, a OrthoDontic se juntou ao grupo OdontoCompany.
Investimento inicial: entre R$415.000 a R$432.000 (incluso: taxa de franquia, capital de giro e instalações)
Faturamento médio mensal: R$ 200.000
Prazo estimado de retorno: de 25 a 29 meses

Academia Gaviões
No cenário paulista há quase 50 anos e no franchising desde 2019, a Academia Gaviões conta hoje com 63 unidades em todo Brasil e pretende chegar a 100 em operação até o final de 2025. A rede oferece modelos de negócios onde o franqueado pode ser o administrador ou somente o investidor, já que também oferece a opção do empreendedor contratar um serviço de administração especializado na marca. Todas as unidades oferecem um mix de aulas, atendimento diferenciado para iniciantes e modernos equipamentos de musculação.
Investimento inicial: a partir de R$ 2 milhões (incluso taxa de franquia)
Faturamento médio mensal: R$ 458 mil
Prazo de retorno de Investimento: 18 a 26 meses

PróRir
Fundada em 2006 a rede de clínicas odontológicas carioca, visa aliar um atendimento de qualidade a preços acessíveis, com serviços que vão de estética a procedimentos cirúrgicos. Desde 2017 no franchising, a marca possui atualmente 19 unidades no estado do Rio de Janeiro, tendo realizado mais de 1 milhão de atendimentos ao longo dos anos. Hoje, a empresa tem como meta um crescimento a nível nacional.
Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil (incluso taxa de franquia e instalação)
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil
Prazo estimado de retorno: de 18 meses a 24 meses

Home Angels
A rede é pioneira no segmento e se consolidou no mercado rapidamente, tornando-se referência como a maior rede de cuidadores de idosos supervisionados da América Latina. As unidades Home Angels prestam serviço de excelência em assistência física e emocional, tendo sempre um atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias.
Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil (incluso taxa de franquia e capital de giro)
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
Prazo estimado de retorno: de 6 meses a 12 meses

Ad Clinic
Criada no ano 2014, em Curitiba/PR, a Ad Clinic é uma rede de clínicas de estética que trabalha com os três pilares mais importantes na estética: o tratamento corporal, a harmonização facial e a depilação definitiva, além de tratamentos mais específicos como lipo sem cortes e massagens, para o público feminino e masculino. No franchising desde 2019, a Ad Clinic já conta com mais de 100 unidades comercializadas pelas principais cidades e capitais do Brasil.
Investimento inicial: a partir de 152 mil no modelo harmony (incluso taxa de franquia, taxa de implantação, arquitetura, instalações, reformas e adequações no espaço, equipamentos básicos iniciais, inauguração e assessoria)
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
Prazo estimado de retorno: 13 meses

Yes! Cosmetics
Rede de cosméticos 100% veganos com selo cruelty free a preço acessíveis, a Yes! Cosmetics foi criada em 2000, em Recife/PE. No franchising desde 2016, a rede conta um portfólio com mais de 250 itens de perfumaria, maquiagens e cuidados faciais e corporais, que podem ser encontrados nas mais de 130 unidades pelo Brasil, além do site oficial da marca e através da venda direta.
Investimento inicial: R$ 150 mil no modelo quiosque (incluso instalação, taxa de franquia e sistemas)
Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
Prazo estimado de retorno: 18 a 24 meses

Fast Tennis
É uma rede de academias de tênis que traz uma proposta inovadora e se dedica a transformar a prática do esporte em uma experiência única e divertida. Com foco na experiência do cliente e uma abordagem personalizada para todas as idades, a empresa oferece aulas dinâmicas e flexíveis, promovendo saúde, diversão, inclusão  e um estilo de vida saudável.
Investimento inicial: R$ 250 mil (incluso construção, capital de giro, taxa de franquia e taxa de implantação)
Faturamento médio mensal: entre R$60 e R$70 mil
Prazo estimado de retorno: 21 meses

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.