logo

Servidora do Naturatins lança livro infantojuvenil com temática ambiental

Servidora do Naturatins lança livro infantojuvenil com temática ambiental

Ambientado nas Serras Gerais, livro conta história de uma guerreira protetora do meio ambiente

Lidi Moreira/Governo do Tocantins

A inspetora de recursos naturais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a engenheira agrícola Fernanda Tainã Castro, lançou nesta segunda-feira, 4, no Rio da Conceição, na região sudeste do Tocantins, o livro Os Troás – Fêmina: A protetora das águasA narrativa infantojuvenil, escrita em coautoria com o professor de história de Dianópolis, Wátila Bonfimé ambientado na Serras Gerais e a protagonista da história é uma guerreira protetora do Cerrado, dos animais e das águas do rio Manuel Alves.

“Os Troás é uma vibrante narrativa de uma lenda das Serras Gerais que mistura uma eletrizante aventura com a magia de seres míticos protetores do Cerrado, da fauna e do rio Manuel Alves”, ilustrou Fernanda Tainã ao destacar seu encantamento pela região. “Sou apaixonada por essa região, pelo turismo. O rio Manuel Alves banha a cidade, todo mundo vive em volta desse rio, tem até um palavreado aqui no Rio da Conceição em que dizemos assim: ‘antes ou depois do rio’ e ‘do lado de lá ou do lado de cá’. É um rio muito importante na história de todo mundo que vive aqui e é, também, um dos principais afluentes do rio Tocantins”, concluiu a escritora pontuando o tema dos próximos livros: um personagem que protege o solo e as matas e outro sobre proteção de animais contra a caça predatória.

Na medida em que avança o ecoturismo na região,  é crucial o fato de as novas gerações serem educadas para contribuir com o desenvolvimento social com respeito ao meio ambiente e seus recursos naturais, avalia o professor Wátila Bonfim. “A parceria entre nós se deu principalmente por sermos ambientalistas. Tenho dois livros anteriores que tratam da questão ambiental e do bioma Cerrado, o encontro entre nós se deu através do nosso interesse na preservação de nosso bioma”, frisou. 

O projeto de construção da história alia a realidade com a criação de lendas, a ludicidade como uma estratégia pedagógica. “Os troás são personagens criados, fictícios, e que são protetores da floresta, da mata, do Cerrado e eles vão se unir com outros povos da floresta: como os ribeirinhos, os camponeses, que trabalham na terra para sobreviverem, além dos animais da floresta, a fauna do cerrado. Então, o povo da mata e os animais vão se unir para defender a floresta e o rio”, resumiu o educador.

Sobre os autores

Fernanda Tainã é engenheira agrícola formada na Universidade Estadual de Goiás (UEG), especialista em Turismo e Hotelaria, Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho com ênfase em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Entusiasta do ecoturismo das Serras Gerais, Fernanda publicou em 2021 a obra Os Troás e foi finalista do prêmio Mulheres Empreendedoras da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020.

Wátila Bonfim é formado em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), especialista em História Sociae mestre em Geografia pela mesma instituiçãoÉ professor da educação básica e escritor de outras seis obras entre elas estão Tocantins de África: histórias da escravidão e Os filigraneiros de Natividade, Tocantins: patrimônio imaterial, identidade e turismo, publicados em 2021 e 2019, respectivamente. 

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.