Mais que os prédios de sua sede própria em Palmas e das 15 Unidades Regionais e Unidades de Conservação Ambiental, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) tem em seus servidores e colaboradores, o seu maior patrimônio, conforme observa o presidente Renato Jayme. São profissionais comprometidos com a defesa e proteção do meio ambiente. Muitos deles estão no Instituto desde sua criação ainda como Fundação, lá pelos idos de 1989, há exatos 34 anos. Para estes pioneiros servidores, o sentimento é de pertencimento.
Para a arquiteta Nilza Verônica Amaral, lotada na Assessoria Técnica de Planejamento (Astep), os seus 29 anos como colaboradora do Naturatins representam a oportunidade de aprender e crescer junto com o órgão. “Com o crescimento do Estado, o Naturatins também precisou avançar, criando assim, sua própria política ambiental. E para acompanhar essa mudança, nos capacitamos e nos aperfeiçoamos para contribuir da melhor forma com o propósito do órgão em conservar e proteger a biodiversidade do Tocantins”, disse a arquiteta ao expressar sua satisfação em fazer parte da equipe de servidores do órgão. “O sentimento é de pertencimento, pois nós absorvemos o compromisso da Instituição com a conservação e proteção ambiental”, destacou.
Há 29 anos no Naturatins, o gestor público Ézio Alves Pereira lembrou com muito orgulho da passagem de aniversário do Naturatins no dia 21 de abril. “Celebrar esse momento é muito importante para a instituição e para nós servidores. O Naturatins tem uma relevante história de conquista. Presenciar como começamos pequenos, e hoje ver que somos referência mundial como órgão de preservação ambiental é muito gratificante para mim”.
O engenheiro florestal Jorge Leonam da Silva Barbosa, lotado na Diretoria de Biodiversidade e há 34 anos no Naturatins, por sua vez, revelou como sua experiência na equipe técnica do órgão contribuiu para seu crescimento. “É muito gratificante constatar que os diversos setores pelos quais eu passei, aqui no órgão, me possibilitaram tanto contribuir, como adquirir diversos conhecimentos, que foram fundamentais para o meu desenvolvimento pessoal e profissional”, lembrou.
Em seus 18 anos de história, a auxiliar de serviços gerais, Maria de Jesus Araújo de Leite, tem o Naturatins como sua segunda casa. “Aqui não é apenas um ambiente de trabalho, é uma extensão da nossa casa, porque a relação com toda a equipe é de parceria e solidariedade. No Naturatins eu recebo o acolhimento e o apoio necessário em qualquer situação”, revelou.
Quadro
O quadro funcional do Naturatins é composto de 631 servidores, dos quais pouco mais de 500 estão ativos e lotados nas 15 agências regionais do Instituto, parques e áreas de proteção ambiental, localizadas nos município de Araguaína, Gurupi, Alvorada, Dianópolis, Araguacema, Araguatins, Arapoema, Arraias, Colinas, Formoso do Araguaia, Goiatins, Lagoa da Confusão, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Tocantinópolis.