logo

SINOBRAS recebe visita do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará

A SINOBRAS, empresa do Grupo Aço Cearense, recebeu a visita de uma comitiva composta pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Paulo Eduardo Maestri Bengtson, e por membros da Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá. O encontro aconteceu no último dia 16 de agosto e foi conduzido pela alta gestão do Grupo.

Ian Corrêa, vice-presidente de operações do Grupo Aço Cearense, apresentou à comitiva informações atualizadas sobre os investimentos, estrutura da empresa, projeto de expansão e falou também sobre o projeto da nova aciaria de Marabá. Posteriormente, a comitiva visitou a área de produção e conheceu o processo produtivo de perto, além das obras de instalação da Laminação II. Milton Lima, diretor industrial do Grupo Aço Cearense, e Edgard Corrêa, diretor de suprimentos e logística do Grupo Aço Cearense, também participaram.

“Considero que essa oportunidade foi muito importante, pois nossos governantes vieram conhecer as demandas e necessidades do Distrito Industrial de Marabá, onde a nossa siderúrgica está localizada. Além disso, esse encontro foi relevante para alinharmos as demandas e necessidades para a expansão da SINOBRAS, o que irá impactar diretamente a região. O investimento que a SINOBRAS está fazendo trará muitos benefícios, não somente para o Grupo Aço Cearense e para o mercado siderúrgico, mas também para a região e para o país. Esse crescimento é realmente um diferencial e contempla várias fases e muitas mudanças na nossa estrutura. Novas oportunidades de emprego também serão geradas e haverá condições para o desenvolvimento de um Polo Metal Mecânico em Marabá”, afirma Ian Corrêa.

Alinhamentos

No mesmo dia (16/08), também foi realizada uma reunião na Câmara Municipal de Marabá para discutir as estratégias de desenvolvimento e apontar soluções para problemas estruturais com ênfase no Distrito Industrial de Marabá. Além do Secretário de Estado Paulo Eduardo, estiveram presentes representantes dos setores comercial e industrial de Marabá, além de vereadores e empresários.

Expansão da SINOBRAS

A SINOBRAS está em fase de conclusão das obras que vão mais que duplicar a sua capacidade de produção. Atualmente, a capacidade de produção da siderúrgica é de 380 mil toneladas de aço laminado/ano, com a expansão essa capacidade saltará para 850 mil toneladas/ano.

Com um investimento de mais de R$ 920 milhões, o projeto compreende a instalação da Laminação II, com capacidade de produção de 500 mil toneladas/ano de aço laminado em bobina e uma nova subestação e linha de transmissão de 230kV, que tem o objetivo de suprir as novas necessidades de cargas elétricas da produtora de aço e propiciar a utilização de energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, da qual é sócia como autoprodutora.

Parceria que viabilizará a implantação do polo metalmecânico de Marabá

Além da expansão, a SINOBRAS e a Vale assinaram, em maio de 2022, um termo de compromisso para o desenvolvimento de uma Nova Aciaria para produção de tarugos de aço em Marabá. O propósito desse projeto é proporcionar o desenvolvimento de um polo metalomecânico, trazendo grandes oportunidades e instalação de novas empresas.

Pelo acordo assinado, a Vale apoia o projeto através da emissão de garantias que viabilizem o financiamento a ser contratado pela SINOBRAS para instalação da nova aciaria. Já a SINOBRAS é a responsável, além dos estudos de engenharia, pela implantação e operação da planta. A previsão para o início da produção da nova aciaria é após o startup da Tecnored, subsidiária da Vale que irá fornecer a matéria-prima (ferro gusa) para a nova aciaria, previsto para o 2º semestre de 2025.

Mais informações para a Imprensa:

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.