O Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) estará indisponível aos estados, no período de 11 a 21 de novembro, para melhoria da infraestrutura de dados e otimização de recursos, que visam ganhos na performance da plataforma.
No Tocantins, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informa aos usuários nesta quarta-feira, 9, que o Sistema de Informação para Gestão do CAR do Tocantins (SIGCAR-TO) continuará funcionando normalmente na inscrição, retificação e emissão do recibo estadual.
Com a indisponibilidade do SICAR, não será possível a emissão recibo nacional do CAR, que somente voltará a ser gerado tão logo a comunicação entre os sistemas seja restabelecida.
Para a diretora de Inteligência Ambiental, Clima e Florestas da Semarh, Cristiane Peres, a melhoria do sistema nacional tende a se refletir no desempenho dos serviços dos sistemas estaduais que estiverem integrados, como a emissão do recibo nacional no Tocantins.
O gerente de Informação e Inteligência Ambiental da Semarh, André Paulo, reiterou que o servidor e a nuvem do sistema nacional irão passar por uma manutenção na infraestrutura da rede e de dados, ficando, por esse motivo, indisponível aos usuários, para os ajustes que se fizerem necessários, conforme previsto, nesse intervalo de dez dias.
A Semarh busca tranquilizar os usuários do SIGCAR-TO, que a indisponibilidade do sistema nacional será temporária e para que todos possam se organizar em conformidade com o intervalo previsto à conclusão da manutenção do sistema.
Para esclarecimento de dúvidas e informações referentes ao CAR-Tocantins, a Gerência de Informação e Inteligência Ambiental da Semarh disponibiliza o telefone (63) 99936-0079 (mensagens e ligações) e o e-mail [email protected]
CAR
O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico.
Instituído pela Lei 12.651/12, o CAR tem objetivo de promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.
SICAR
O SICAR foi criado por meio do Decreto n° 7.830/2012 e definido como sistema eletrônico de âmbito nacional destinado à integração e ao gerenciamento de informações ambientais dos imóveis rurais de todo o País.
Essas informações destinam-se a subsidiar políticas, programas, projetos e atividades de controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento ilegal.
SIGCAR-TO
O SIGCAR-TO é o Sistema de Informação para a Gestão do Cadastro Ambiental Rural do Tocantins, baseado em geotecnologia de ponta, que garante agilidade, segurança digital e transparência para elaboração do CAR no Estado.
Esse sistema tem o objetivo de receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal, das áreas de Preservação Permanente – APP, e das áreas destinadas ao uso da terra na escala do imóvel rural.