logo

SUGESTÃO DE PAUTA: Começa hoje o CarnaFolia 2020. O forró de Pedro Valoura promete agitar a primeira noite de folia portuense Caixa de entrada x

Começa hoje o CarnaFolia 2020. O forró de Pedro Valoura promete agitar a primeira noite de folia portuenseComeça hoje, dia 21 de fevereiro, o CarnaFolia 2020. Nos palcos Cabaçaco e Pau D’ Óleo o cantor Pedro Valoura, o grupo Tambores do Tocantins, a dupla Willian e Marcelo e muita swingueira com Rafa Souza. A escolha do Rei Momo, da Musa do Carnaval e da Rainha Melhor Idade promete agitar, em grande estilo, a primeira noite do CarnaFolia. A festa começa às 20 horas, no Espaço Cultural Beira Rio, na orla de Porto Nacional.

Uma grande praça de alimentação, para os mais diversos paladares, foi preparada para receber os foliões, das 20 às 4 horas da manhã. Um público de 50 mil pessoas é esperado para curtir a folia portuense.

Visitantes, turistas e todos os amantes da maior festa popular do Brasil são os convidados especiais. A organização da festa é da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, chefiada pelo secretário Arnaldo Bahia.

CarnaFolia

Grandes cantores, bandas e duplas nacionais como Israel Novaes, Fabinho Papazoni, Os Barões da Pisadinha, Batukerê, Max e Luan, Diego e Arnaldo, Forró de Elite, e Caio Victor e Tinan agitarão o maior carnaval do Tocantins. E tem muito mais! Os bloquinhos de rua; a escolha do Rei Momo, da Rainha do Carnaval e da Rainha da Melhor Idade; matinê para as crianças; desfile de rua com o ‘Desenterro da Buiúna’ e os Bonecos Gigantes; e mais artistas locais e regionais completarão a folia desse ano. O espaço carnavalesco foi montado em 10 mil m² de área. Com total segurança, a Prefeitura de Porto Nacional aguarda os foliões, de 21 a 25 de fevereiro.

Os cantores, bandas e duplas locais e regionais também estarão no Palco Pau D’ Óleo animando a grande festa – Ricardo e Thiago, Grupo Belelê, Rafa Souza, William e Marcelo, Doce Balanço, Marcelo e Adriano, Maikynho Top, Juarez Falcão, Pagode Vip Moral e Banda D’Vinil.

No sábado, 22, será o ‘Desenterro da Buiúna’, saindo da Praça da Catedral, no Centro Histórico, às 8 horas da manhã, passando pelas principais ruas e avenidas da cidade com os Bonecos Gigantes, grupo de capoeira Raízes, APAE de Porto Nacional, e as equipes das Secretarias Municipais, até o circuito do Carnaval. Tudo ao som da Banda Mestre Adelino – da Guarda Municipal, e dos Tambores do Tocantins.

Nesse mesmo dia, a partir das 20 horas, o palco da folia receberá a Orquestra Porto Big Band, Juarez Falcão, Fabinho Papazoni e Israel Novaes.

No domingo, 23 de fevereiro, a partir das 18 horas, a Banda D’Vinil animará a Matinê para as crianças, junto com os Bonecos Gigantes, a Boiúna e personagens infantis. Às 20 horas, a Orquestra Porto Big Band retornará ao palco junto com o grupo Belelê, a banda Batukerê e a dupla Max e Luan pra encerrar a noite com muito carnanejo.

A segunda-feira de carnaval, 24, quarto dia de folia, a partir das 20 horas, a animação começa, novamente, com a Orquestra Porto Big Band. Em seguida, o grupo Pagode Vip Moral, a dupla Diego e Arnaldo e a banda Forró de Elite comandam a noite.

Sete atrações encerrarão o CarnaFolia 2020, na terça-feira, 25. Os shows começam com a Banda Doce Balanço que puxará a Matinê, no Espaço Cultural Beira Rio, a partir das 18 horas. Os Bonecos Gigantes, a Boiúna e personagens infantis agitarão o quinto dia de folia. Às 19h30 sobe ao palco a dupla Marcelo e Adriano e depois, Ricardo e Thiago.

Às 20 horas, Maikynho Top animará os foliões com uma variedade de ritmos. Às 23 horas, Os Barões da Pisadinha vem com tudo pra marcar o carnaval portuense. Com o hit “Tá Rocheda”, dançado até pelo jogador Neymar, em setembro de 2019, vem se consagrando como a maior banda de forró e tecnobrega do país. Outro hit de sucesso que tem arrastado multidões Brasil a fora, é o “Já que me Ensinou a Beber”. Os vocalistas Rodrigo e Felipe já avisaram que vão “quebrar tudo” no CarnaFolia 2020.

Caio Victor e Tinan, de Marabá no estado do Pará, sobem ao palco à 1 hora da manhã com a música lançamento da banda “Edinalva”, gravada com a participação especial de Mano Walter.

E a folia portuense 2020 será encerrada na madrugada da terça-feira de carnaval, pela Orquestra Porto Big Band. Um show de interpretações, que fará o público ir ao delírio.

Para o prefeito Joaquim Maia é uma grata satisfação poder proporcionar os dias de folia para a comunidade, visitantes e turistas, com segurança, organização, valorizando os empreendedores do ramo da cultura e do turismo, e proporcionando som de qualidade aos amantes da festa.

O chefe do executivo portuense também lembrou as mudanças que o CarnaFolia passou e vem passando, nesses três anos de gestão. “Já foram três anos de festa, sem nenhuma intercorrência e com muita segurança. Conseguimos trazer as famílias da cidade, de volta à Avenida. Agradeço o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, barraqueiros, ambulantes, e a todas as secretarias municipais que sempre são parceiras do evento, como a da Saúde, que vem para o circuito carnavalesco trazendo todo o aparato necessário para os primeiros socorros”, destacou Joaquim Maia.

“Joaquim Maia provocou mudanças importantes em Porto Nacional, e hoje podemos vivê-las com conforto e na certeza que a cada dia vai melhorar ainda mais. O carnaval de Porto Nacional é referência em folia em todo o Estado. É um desafio, fazer uma festa desse porte e não ter intercorrências. E isso nós conquistamos através das forças de segurança, igualmente valorizadas pelo prefeito. Nesses três anos de gestão municipal, o desafio foi dado e a missão foi cumprida com sucesso. Nosso carnaval é seguro”, disse o secretário municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia.

As Matinês animarão o carnaval das crianças no domingo, 23, e na terça-feira, 25. O Espaço Cultural Beira Rio também será preparado para receber o grande público – Identificação visual e decoração com tema carnavalesco transformará o lugar, transportando alegria através das artes, e ajudando no tráfego de pessoas dentro do circuito.

Poucas folias no interior do Brasil terão artistas nacionais relevantes e uma programação que valoriza os cantores da terra e as tradições regionais. O turismo cultural promete aquecer a economia do Município.

Despertar da Serpente

Durante os dias de folia terá o despertar da serpente gigante conhecida como mãe dos rios na Amazônia: a Cobra Buiúna, ao som da Banda Mestre Adelino e dos Tambores do Tocantins.

Reza a lenda que a Buiúna esconde sua cabeça no subsolo da Catedral Nossa Senhora das Mercês, no Centro Histórico, e o seu corpo atravessa o rio Tocantins até o outro lado. Ela desperta todo ano com o som do carnaval e sai às ruas da cidade, por onde serpenteia até o último dia da folia, quando é devolvida pelos foliões ao rio.

Assim, tem início o belíssimo ‘Carnaval de Rua’ de Porto Nacional, que se inicia ao lado da Catedral passando pelo Centro Histórico, praças e avenidas da cidade.

Acompanham a Buiúna, os Bonecos Gigantes – de criação do artista Everton dos Andes – o Bloco da Cidadania, da Secretaria Municipal da Assistência Social e o Bloco dos Garis, da Secretaria Municipal da Infraestrutura, que arrastam os foliões pelas ruas da cidade.

Programação

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.