logo

Técnicos da extensão rural recebem segundo modulo de capacitação em Irrigação

[wpusb]

O Segundo módulo da Capacitação em Irrigação pelo Plano de Agricultura de Baixo Carbono no Tocantins (ABC+TO) aos extensionistas do instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) iniciou nesta terça –feira, 13 e segue até quinta, 15, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe-To), em Porto Nacional; e prática no Centro Agrotecnológico do Tocantins (Agrotins).

A capacitação, que teve o primeiro módulo em agosto, tem como finalidade capacitar técnicos do órgão rural visando a melhoria da qualidade do serviço de ater no Estado, e principalmente, garantir que o produtor tenha acesso a tecnologias que melhorem seus sistemas de produção irrigada, e assim, reduzam a emissão de gases do efeito estufa.

Realizado pelo Ruraltins, o curso reúne 32 participantes, entre técnicos e pesquisadores, para compartilhar informações e tecnologias atualizadas para os cultivos irrigados. Os conteúdos serão ministrados pelo engenheiros agrônomos Fernando Tangerino, doutor em Irrigação e Drenagem pela Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (USP), e Deivison Santos, pesquisador em Irrigação e Drenagem da Embrapa.

Segundo o palestrante Fernando Tangerino, “o Tocantins é uma região que realmente precisa de investimentos em sistema de irrigação, e a expectativa [com o curso] é que cada um dos técnicos do Ruraltins possa levar a mensagem da segurança hídrica proporcionada pelo sistema de irrigação de forma consistente, conhecendo os fatores de solo, clima e os sistemas de irrigação para que possam permitir que os irrigantes usem a água com sabedoria, ou seja, no momento e na quantidade certa sem desperdício e trazendo mais lucro para o negócio de produzir alimentos”.

O extensionista da regional de Gurupi, engenheiro agrônomo Francismar Rodrigues, destacou a qualidade do curso, com a qualificação técnica dos palestrantes desde o primeiro módulo. “Esse curso está nos surpreendendo com qualificação profissional dos palestrantes escolhidos tanto no primeiro quanto no segundo módulo, e estamos tendo a oportunidade de reciclar nossos conhecimentos para aplicar a nível de campo, junto com o produtor.

A engenheira florestal do Ruraltins, Marla Guedes, explica que essa capacitação terá três módulos. O terceiro e último módulo está previsto para o próximo mês.

Nesse projeto o órgão conta como a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); o Ministério da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (MAPA), a CI Brasil [Conservação Internacional], e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro).

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.