O tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues, diretor de Administração e Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, está se despedindo da corporação. Na manhã desta segunda-feira, 04, ele assinou sua adesão à Reserva Remunerada, após 30 anos de atividade. O evento ocorreu no Gabinete do Comando-Geral e foi marcado pela emoção do oficial, que recebeu homenagem dos amigos e familiares.
Ao anunciar sua adesão à Reserva, o tenente-coronel fez leitura de carta relembrando sua história desde criança, sua juventude, ingresso à Polícia Militar do Tocantins e, mais tarde, sua transferência para o Corpo de Bombeiros Militar. Rodrigues também destacou as experiências durante cursos de formação para a carreira, as missões e combates na corporação e agradeceu a tantos amigos que fez em três décadas.
A leitura do texto sempre era interrompida pelas lágrimas de emoção, e depois se encerrou com as falas do coronel Carlos Eduardo Farias, comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, Chefe do Estado-Maior do CBMTO, coronel Guimarães Filho, comandante Operacional do CBMTO, Maxuell dos Santos de Sousa, Comandante de Gestão de Recursos Financeiros e Patrimoniais do CBMTO, e da coronel Andreya de Fátima Bueno, Comandante de Correição e Disciplina do CBMTO.
Também houve as falas de amigos e familiares, a exemplo da esposa do tenente-coronel Rodrigues, Eliane Rodrigues da Silva Costa, e ainda uma oração de gratidão feita pelo 1º sargento Elidiano Ribeiro da Silva, do CBMTO, pela vida do oficial que encerra uma etapa de vida e começa outra em nova atividade. A cerimônia teve ainda a presença da tenente-coronel Márcia Marra, Assessora de Imprensa do CBMTO, da tenente-coronel Halyny, Assessora Jurídica do CBMTO, e do tenente-coronel Cássio.
“Posso dizer que sempre priorizei o meu trabalho de bombeiro, procurei me conduzir pelo caminho do que é justo, moral e ético. Como Bombeiro, sei que fiz a diferença na vida de muitas pessoas, pois nessa profissão não existe felicidade maior que quando somos responsáveis por ajudar ou livrar uma pessoa da morte iminente, por isso, sou grato a Deus por sua direção e proteção no meu caminhar”, disse o tenente-coronel Rodrigues.
O momento de homenagens foi marcado pela entrega de Medalha 30 Anos do CBMTO, pelo coronel Farias, e também um mimo em forma de capacete que simboliza a atividade do bombeiro militar, pelos coronéis Guimarães Filho e Maxuell.
O tenente-coronel também recebeu o banho do Auto-Bomba Tanque Florestal, como um de seus últimos atos na corporação.
Crédito: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins