logo

Tocantins apresenta cinco projetos para implementação do Plano de Recuperação Verde

Nesta segunda-feira, 22, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participou através de plataforma virtual da primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para apresentação das propostas para implementação do Plano Recuperação Verde. O Estado apresentou cinco propostas que somam R$ 52,5 milhões neste primeiro momento.

A secretária da Semarh, Miyuki Hyashida, que participou das apresentações, ressaltou a importância dessas propostas, que têm como finalidade não apenas a preservação ambiental, mas também a busca por mecanismos para auxiliar nas ações de combate à pandemia do coronavírus (Covid-19). “Tivemos a oportunidade de explanar para os demais estados da Amazônia Legal a proposta do Tocantins e a partir de agora vamos nos mobilizar para viabilizar o mais rápido possível a captação desses recursos”, pontuou.

Segundo a diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli Santos, “esta proposta financeira apresentada inclui cinco projetos voltados para uma economia de baixo carbono”. A diretora frisou ainda que “os cinco projetos estão dentro da Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, que baliza todos os projetos apresentados hoje com vistas à arrecadação de recursos para o Tocantins”.

O encontro foi mediado pelo governador do Maranhão e presidente do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, Flávio Dino, que destacou o início das articulações. “Temos o itinerário e estamos na fase interna de diálogo com os membros. Vamos nos orientar pelo que foi apresentado pelos estados e fazer a implementação do Plano, alinhando um discurso comum entre os nove estados”, disse.

O Plano de Recuperação Verde, proposto no último dia 05 de março pelo Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, tem a meta de conseguir modificar a realidade dos estados que compõem a região no atual momento da pandemia. Dentre outros aspectos, o plano visa a recuperação econômica e a preservação do meio ambiente, com atividades de redução de queimadas e desmatamento.

Plano de Recuperação Verde

O Plano de Recuperação Verde norteará o trabalho do Consórcio neste ano de 2021. Parte das ações envolvem a captação de recursos estrangeiros e parcerias públicas privadas para investimentos em negócios sustentáveis na Amazônia, para que haja uma recuperação da economia da região. O Plano prevê que 75% dos recursos captados sejam para o fortalecimento da economia da região amazônica e 25% para enfrentamento ao desmatamento. A previsão é que entre os dias 10 e 15 de abril, seja apresentado aos governadores o documento final do Plano.

Foto: Robson Corrêa/Governo do Tocantins

Legenda:

10- O encontro foi realizado por meio de plataforma virtual seguindo orientações das autoridades sanitárias

Meio Ambiente e Recursos Hídricos 
Assessoria de Comunicação
[email protected]
63 32181049

Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos 
http://www.semarh.to.gov.br

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.