Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, participa do evento e confirma visita ao Tocantins para conhecer as potencialidades turísticas da região
Diversidade de temas e resultados efetivos para participantes e expositores. Estes são os pilares da 7ª edição da World Travel Market Latin America (WTM-LA), que foi aberta nesta terça-feira,2, e contou com a presença de secretários de turismo do Brasil e a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O evento está sendo realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, e segue até esta quinta-feira, 4. A diversidade dos temas abordados é uma das novidades.
O Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), está presente na WTM e conta com um espaço exclusivo destinado a receber o trade estadual e nacional e oferecer a estrutura necessária para a realização de reuniões e encontros de negócios com os principais players dos mercados tocantinense, nacional e internacional.
De acordo com Tom Lyra, presidente da Adetuc, o Tocantins é um dos estados mais bonitos do Brasil. “Os cenários são maravilhosos, selvagens e têm ganhado fama após a descoberta do Jalapão, um dos principais destinos da nossa região. Outros atrativos conhecidos são os rios Tocantins e Araguaia, que juntos formam a maior bacia hidrográfica situada 100% em território brasileiro. Temos mais de 366 ilhas espalhadas pelo Rio Tocantins, o arquipélago surpreende por suas águas multicolores, indo do verde ao azul e até ao prateado, dependendo da exposição a luz que chegam às lagoas, canais e rios. Os turistas desfrutam de praias fluviais, atividades de aventura, acampamento e pesca esportiva. Somos assim, somos o Tocantins”, disse Tom Lyra.
Ainda Durante a participação no evento, Tom Lyra se reuniu com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o convidou para conhecer as potencialidades turísticas do Tocantins. A visita foi confirmada e ele diz estar ansioso para conhecer as belezas da região.
Para Luciane Leite, diretora da WTM-LA, desde 2016, a feira apresenta crescimento no número de visitações únicas. “Este ano não será diferente. A expectativa é que novamente o volume de participantes aumente. Em fevereiro de 2019, as pré-inscrições já estavam 51% maiores que o mesmo período do ano passado. As pessoas estão mais interessadas e é maravilhoso ter a participação do estado do Tocantins no evento”, reforçou.
Valéria Vilella é médica e visita todos os anos a WTM-LA. Ela ressaltou a importância da feira e saiu encantada com tantas belezas naturais que o Tocantins possui. “Após assistir a novela exibida pela Tv Globo, fiquei apaixonada e muito curiosa para conhecer o mais novo estado do Brasil; estou encantada com o Jalapão e preciso conhecer, ainda este ano, essa beleza natural”, disse Valéria.
A grande novidade desta edição é o Roteiro Innovation Mice, uma das novidades que reúne formadores de opinião convidados por associações – como Ampro, MPI e Alagev – a participar de rodadas de negócios. Tem ainda o Women in Travel, que vem ao Brasil pela primeira vez, com objetivo de orientar profissionais mulheres que atuam no mercado, investindo em suas carreiras e empreendendo, com conteúdo e mentoria personalizadas. O Travel Forward, que já acontece desde 2018 em Londres, será implantado na WTM-LA em 2020. No primeiro dia da feira, serão realizadas conferências e seminários sobre o futuro da tecnologia no setor de viagens e hospitalidade.
Texto: Álvaro Júnior/Governo do Tocantins
Sugestão de legenda