logo

Tocantins marca presença na 31ª FeiraInternacional de Turismo de Gramado

Ministro do Turismo e presidente da Embratur citaram o Jalapão como exemplo de importante região turística que merece mais investimentos federais.

Com estande montado na área do Ministério do Turismo e a participação de gestores e empresários do trade regional, o Estado do Tocantins está em evidência na 31ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), que acontece em Gramado (RS) até o próximo domingo, 10.

Na manhã desta sexta, 8, durante o Meeting Festuris – Conteúdo e Networking, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, falou das conquistas do setor nos últimos meses, com crescimento de 43% nos gastos dos turistas internacionais e de 14,7% no turismo de negócios. Também lembrou da importância de investimentos na infraestrutura, aumentando a conectividade entre os transportes aéreo, terrestre, marítimo e ferroviário, citando o Jalapão como exemplo.

“Hoje temos dificuldades de promover este importante ponto turístico em função da dificuldade de acesso, temos que levar infraestrutura”, pontuou, lembrando que a ausência de estradas pavimentadas tem atrasado o desenvolvimento da região do Jalapão. O ministro também fez questão de visitar o estande tocantinense e elogiar o trabalho de divulgação do Estado.

Da mesma forma, o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Machado Neto, fez referência à necessidade de titulação de terras no Jalapão para favorecer a instalação de empreendimentos privados na região que é o principal cartão postal do Tocantins em atrações turísticas. Ele foi o primeiro palestrante do Meeting e expôs painel sobre “Sustentabilidade como grande incentivo a inovação dentro do turismo”, quando reforçou a posição do Brasil como um dos principais países na proteção ao meio ambiente.

O Meeting é uma das atividades do Festuris e ocorre todas as manhãs, reunindo cerca de 20 participantes e uma plateia com mais de 500 pessoas. Seu formato consiste em painéis, entrevistas, palestras e mesa redonda. A programação da Feira, aberta oficialmente na noite de quinta, 7, é segmentada e reúne as principais tendências do turismo, com os espaços Espaço Termalismo e Bem-Estar; Espaço Viagem pela Cultura e Costumes; Espaço Business; Espaço Luxury; Espaço Tech e CorporativoSustentabilidade e Acessibilidade; Espaço LGBT; Espaço Entretenimento; Espaço Wedding e Espaço Gastronomia.

“É a primeira vez que o Tocantins tem um estande a convite do Ministério do Turismo e conta com uma caravana formada por 47 pessoas, entre gestores públicos, empresários que estão tendo a oportunidade de comercializar os produtos turísticos do Estado, e representantes do Sebrae Tocantins”, comemora a superintendente de Desenvolvimento do Turismo, Maria Antônia Valadares.

“Com o estande, temos a oportunidade de fazer nossa divulgação institucional, não apenas do Jalapão, como também das Serras Gerais, do Cantão e outros importantes atrativos que ainda são pouco conhecidos do grande público, apesar do grande potencial nos segmentos Ecoturismo, Turismo de Aventura e Pesca Esportiva”, lembra a vice-presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Mounira Hawat, que representa oficialmente o Governo do Estado e levou a mensagem do governador Mauro Carlesse de apoio a todas as iniciativas que contemplem o fortalecimento do turismo.

Ministro do Turismo (c) visita o estande do Tocantins na Festuris

Divulgação

Presidente da Embratur citou o Jalapão durante painel no Meeting

Divulgação

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.