O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), recebeu nesta segunda-feira, 16, um MovCeu, equipamento cultural itinerante para produção e circulação de atividades culturais no interior do estado. O veículo no valor de R$ 615.764,00 foi adquirido com recurso do Ministério da Cultura (MinC) e contrapartida do Governo do Estado de R$ 100.116,00, paga com verba do Fundo Estadual de Cultura.
Equipado com biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações culturais, o MovCeu faz parte do programa federal Territórios da Cultura e visa levar atividades artísticas e culturais para diferentes regiões do Brasil. Entre os 30 proponentes selecionados pelo Governo Federal para receberem o veículo, o Estado do Tocantins foi escolhido respeitando critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) das áreas beneficiadas e o número de comunidades de agricultores familiares, povos indígenas, entre outros. Outro ponto avaliado foi a diversidade de atividades culturais, bem como o respeito ao projeto arquitetônico do veículo.
“O Tocantins foi contemplado com uma unidade que vai nos atender muito e vai fomentar e fortalecer a cultura tocantinense. Não só o Governo do Estado, mas parlamentares, empresários… Todo mundo pode participar dessa construção. Vamos tentar adquirir novas unidades através de emendas, participação da iniciativa privada, que também pode ajudar para que a gente tenha mais MovCeus no estado”, disse o secretário Tião Pinheiro.
“Esse equipamento móvel tem praticamente tudo que os artistas precisam, não só para apresentar, mas também para produzir. São muitos recursos que vão permitir aos fazedores de cultura de todos os cantos do estado produzirem e à sociedade consumir arte e cultura do Tocantins”, reforçou a secretária-executiva Valéria Kurovski.
MovCeu no Tocantins
Com a chegada do veículo, a equipe da Secretaria da Cultura iniciará os preparativos para que o MovCeu esteja na estrada promovendo atividades culturais ainda este ano. De acordo com o plano de utilização elaborado pela pasta, neste primeiro momento deverão ser atendidos cerca de oito municípios em diferentes regiões do estado, visando promover atividades que contemplem populações urbanas em condição de vulnerabilidade socioeconômica; comunidades rurais e de agricultores familiares; comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas, bem como localidades que possuem grupos folclóricos e área urbana tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Dentre as ações que deverão ser desenvolvidas durante as passagens do MovCeu pelos municípios estão: apresentações e espetáculos, BiblioToca Circulante, Cinema e Comunidade, Espaço Conservação de Saberes, oficinas e workshops.
“Com esse equipamento poderemos fazer a nossa parte, enquanto governo, de estar propiciando ao público em geral, as comunidades, o acesso à cultura. O MoCeu foi idealizado para incluir uma parte significativa da população no entretenimento e no fazer cultural”, concluiu o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult, Antônio Miranda.