Tocantins tem 40% de imunizados após dia D de vacinação contra Influenza
A campanha busca imunizar e proteger a saúde do público alvo contra a Influenza e com isso reduzir as internações e a mortalidade decorrentes das infecções causada pelos vírus Influenza.
Laiany Alves/Governo do Tocantins
As secretarias municipais de Saúde realizaram neste sábado, 04, o dia “D” da campanha de Imunização contra a Influenza. As salas de vacina e postos de vacinação foram abertos das 8h às 17h. No Tocantins foram disponibilizados 500 postos de vacinação para atender a população alvo da campanha. Desde o início da campanha, 172.410 doses da vacina foram aplicadas, aproximadamente 40,75% do total esperado.
A professora Roseane Marques Ribeiro, que é mãe do Bento de um ano e três meses, aproveitou o dia D para a vacinação. “Eu e meu filho viemos tomar a vacina. Trabalho com crianças que muitas vezes tem viroses, e sou mãe de um bebê, eu trago para vacinar pra proteger mesmo. Muitas mães estão ficando contra a vacina, mas esse é o melhor método de prevenção para os nossos filhos”, disse.
A campanha de vacinação contra gripe iniciou no dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. Segundo o gerente da Imunização da SES, Euridinei Camillo, a população alvo a ser vacinada no Tocantins é de 349.777 usuários, compreendendo os diferentes grupos prioritários, e a cobertura mínima a ser alcançada por grupo prioritário é de 90%. “A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da Influenza grave e suas complicações. Por isso é de suma importância a vacinação.”
Quem vacina
– Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade;
– Indígenas a partir de seis meses de idade;
– Gestantes de qualquer idade gestacional;
– Puérperas, até 45º dia após o parto;
– Trabalhadores da saúde;
– População de 60 anos ou mais;
– População privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional;
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– Usuários portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– Professores da rede pública e privada.
Influenza
Comumente conhecida como gripe, à influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início repentino dos sintomas, que incluem geralmente febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e perda de apetite, assim como sintomas respiratórios com tosse seca e dor de garganta. Os vírus influenza são transmitidos pela tosse ou pelo espirro.
Fotos: Nielcem Fernandes
Sugestão de legenda: Dia D de vacinação contra influenza e realizado no Estado. Baixa procura nas unidades de saúde preocupa serviços de saúde.