O pedestre é o componente mais vulnerável no trânsito e, por isso, ele deve ser tratado como prioridade. O ideal é que os condutores ofereçam ao pedestre respeito, tolerância e solidariedade, até porque não há papéis fixos no trânsito. Uma pessoa consegue ser condutora, passageira e pedestre no mesmo dia. Isso significa que todos, na condição de pedestre, podem contribuir para um trânsito mais seguro para ele e para os outros.
No ano de 2023, os atropelamentos foram responsáveis por seis mortes no perímetro urbano de Palmas, uma a mais que no ano anterior. Para a superintendente de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Valéria Oliveira, por mais que o número tenha se mantido relativamente estável, é necessário se manter alerta. “É natural que a correria do dia a dia nos faça entrar no piloto automático. Mas é preciso entender que um descuido pode custar a nossa vida. É possível que a gente tome alguns cuidados por nós e por quem amamos”, alerta.
Confira algumas maneiras pelas quais os pedestres podem contribuir para um trânsito mais seguro:
- Respeite os sinais de trânsito:
aguarde o sinal verde para atravessar a rua e fique atento às placas; - Evite distrações:
não use celular ou fone de ouvido em calçadas ou durante a travessia de vias movimentadas; - Utilize faixas de pedestres:
sempre que houver, atravesse sobre a faixa de pedestres em linha reta e onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo; - Olhe para os dois lados antes de atravessar:
certifique-se de que a via está livre, mesmo em ruas de mão única, segurança nunca é demais; - Evite áreas proibidas:
não atravesse rodovias, pontes ou túneis em que a passagem de pedestres é proibida, utilize passarelas e viadutos, quando disponíveis; - Sinalize com a mão:
faça gestos para indicar sua intenção de atravessar e se certifique de que os motoristas o viram; - Cuide das crianças:
supervisione as crianças ao atravessar a rua e as ensine sobre a importância da segurança no trânsito.
Texto: Redação Secom
Edição: Secom Palmas