logo

Torneio esportivo marca o encerramento das atividades da Escolinha de Futebol Nilton Santos

As atividades da Escolinha de Futebol Nilton Santos, referentes ao ano de 2021, foram encerradas neste sábado, 11, com um amistoso entre cerca de 380 crianças e adolescentes atendidos pelo projeto, que é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).
As competições ocorreram por categorias: Sub-7, Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-17. Na escolinha, ao longo do ano, são ofertadas aulas gratuitas de futebol a estudantes de escolas públicas, atendidos em turmas nos períodos matutino e vespertino. Cada aluno participa das atividades duas vezes por semana, orientados por professores de educação física.
O superintendente de Esporte, Juventude e Lazer, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Clay Rios, apontou que, mais do que ofertar formação esportiva, a Escolinha de Futebol gera novas perspectivas para os estudantes. “São atendidas crianças e jovens que aprender a lidar com as frustrações, com as conquistas, que saem das ruas, que passam a enxergar novos caminhos para suas vidas”, ressaltou.
A horticultora Maria de Jesus Pereira tem um filho na Escolinha, o Carlos André Pereira de Oliveira, 11 anos, ela destacou como a participação do filho nas atividades tem contribuído para a formação dele. “É um momento muito importante, esses dois dias que ele participa das atividades, pois além de se exercitar, interage com os colegas. Vejo que faz muito bem para a saúde e ajuda ele a ter objetivos”, pontuou.
Kawan Carneiro de Sousa, 12 anos, participa das atividades da escolinha desde 2019, ele fala de como se sente participando dos treinos. “O que mais gosto aqui é de participar dos jogos e das amizades que a gente faz. Aprendi várias coisas, a respeitar os colegas, a manter a concentração no treino. Vir para cá é minha maior diversão, já fico esperando as quartas e sexta-feiras, que são os dias que eu treino. Se eu pudesse, eu vinha mais vezes, para aprender mais coisas sobre o futebol e por causa da diversão”, afirmou.
Já Ludmilla Morroni de Oliveira Sousa, 15, anos, entrou na Escolinha Nilton Santos este ano e não demorou criar gosto pelos jogos “É muito bom participar dos treinos e aprender cada dia mais. Eu gosto muito de futebol e aqui foi uma oportunidade para eu me aperfeiçoar no esporte. A escolinha é tudo para a nossa comunidade, alimenta os nossos sonhos, gera oportunidades de crescermos no esporte”, ressaltou.
Fotos: Mari Rios/Governo do Tocantins
* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Portal Tocantins News. Obrigado.