Nesta segunda-feira, 27, começou a campanha de vacinação contra a poliomielite e a aplicação do novo imunizante contra a covid-19 do laboratório Moderna em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital. Os imunizantes estão disponíveis nas USFs das 8 às 18 horas.
A dona de casa Eilane Barrera, 25 anos, conta que sempre busca vacinar regularmente seu filho, Matias de Souza, que tem um pouco mais de um ano. “Vejo como estão as vacinas pelo cartão e, quando a unidade informa sobre elas, já venho com ele para manter em dia”, explica ela.
Para o autônomo Wanderson Rodrigues Folha, 34 anos, a imunização geralmente é tranquila com seu filho, Gabriel Oliveira, de quatro anos, que segundo ele aceita bem as aplicações. Ele também busca vir sempre no início das campanhas para que Gabriel possa receber as vacinas nos primeiros dias da oferta. “Minha esposa sempre traz ele ou me avisa para vir com ele. É muito importante cuidar dele com essas proteções”, diz Folha.
O imunizante contra a covid-19 é a versão mais atualizada, incluindo a variante Ômicron XBB, e será administrado apenas em pessoas de seis meses a quatro anos de idade, grupos prioritários a partir de cinco anos de idade e em qualquer pessoa a partir de cinco anos que não tenha tomado nenhuma dose da vacina contra a covid-19. Desta forma, as vacinas da Pfizer e Coronavac deixarão de ser administradas. A vacina contra a poliomielite é obrigatória para todas as crianças de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias, que não tomaram o imunizante nos últimos 30 dias. Os bebês, entre recém-nascidos e aqueles com até 11 meses e 29 dias, devem tomar a vacina apenas se estiverem com alguma dose atrasada.