Com as inscrições do vestibular abertas, os estudantes já se preparam para as provas. “Antes, minha única opção era Palmas. Agora tenho a chance de tentar uma vaga na Unitins daqui. Ficando em Paraíso estarei perto da minha família e da minha avó que eu cuido”, contou o estudante Ítalo Brenu, de 24 anos.
Já a vestibulanda Luiza Carolainy, de 18 anos, relata que saiu de sua cidade, Marianópolis (TO), para fazer cursinho em Paraíso, e que sempre quis cursar Direito. “Vim para cá fazer cursinho e meu plano era de ir embora para Palmas. Com o Câmpus da Unitins aqui não precisarei mais me deslocar para a Capital”, explicou.
O estudante Gabriel Aires, de 22 anos, disse que já iniciou o curso de Direito em uma instituição privada, na Capital, porém, não teve condições de continuar. “A expectativa para a chegada da Unitins aqui é a melhor possível porque, como o curso é gratuito e eu preciso trabalhar para pagar o meu sustento, não terei mais que me deslocar a Palmas para estudar, então, fica mais cômodo para gente”, relatou.
A coach (treinadora) educacional Fernanda Borges relata que os professores e alunos ficaram bastante motivados com ida da Unitins para Paraíso. “Nós ficamos muito entusiasmados com a vinda da faculdade para cá. A gente conhece a realidade dos alunos e entende que nem todos conseguem entrar e terminar a faculdade por questões financeiras. Agora, com a Unitins, eles estarão aqui, em casa, perto da família. Isso é um ânimo a mais para que não desistam”, concluiu.
Entenda
A implantação do Câmpus de Paraíso do Tocantins foi autorizada pelo Conselho Universitário (Consuni) e pelo governador Mauro Carlesse, sendo viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Osires Damaso. O Câmpus universitário funcionará nas instalações do Colégio Estadual Trajano Coelho Neto, que tem localização centralizada e estratégica no município.
Para a implantação, em junho do ano passado foi instituída uma comissão responsável por avaliar a viabilidade do câmpus e levantar informações sociais e estruturais para a unidade, considerando quais cursos atenderiam melhor a região do Vale do Araguaia nesse primeiro momento.
Agora, a Unitins e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) organizam a liberação do prédio e estruturação de equipes e equipamentos necessários para o pleno funcionamento a partir de 2020. A Universidade já está elaborando os projetos dos cursos e preparando os pontos pedagógicos necessários para o início das atividades na unidade.
Inscrições Abertas
As inscrições para o vestibular 2020/1 do câmpus da Unitins em Paraíso já estão abertas desde o dia 20 de novembro e prosseguem até 2 de janeiro de 2020. Interessados podem se inscrever no site da instituição: www.unitins.br. As provas serão aplicadas no dia 19 de janeiro, e as aulas começarão em fevereiro seguindo o calendário dos câmpus de Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis.
Estão sendo ofertadas 120 vagas distribuídas em três cursos: Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogo em Agronegócio, sendo 40 vagas para cada. Todos os cursos de graduação ofertados são gratuitos e presenciais. Há pagamento de taxa somente para a inscrição no processo seletivo, no valor de R$ 120.
—
Sugestão de Legendas:
Foto 1 A implantação do Câmpus de Paraíso do Tocantins foi autorizada pelo Conselho Universitário (Consuni) e pelo governador Mauro Carlesse, sendo viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Osires Damaso. (Crédito foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins)
Foto 2: O estudante Ítalo Brenu, de 24 anos, conta que já fez sua inscrição e se não fosse pela oportunidade da Unitins abrir um câmpus em Paraíso, ele teria que ir embora para a Capital. (Credito Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins)
Foto 3: A aluna Luiza Carolainy, de 18 anos, relatou que saiu de sua cidade, Marianópolis, apenas para fazer cursinho em Paraíso, e ainda revelou seu sonho em cursar Direito. (Credito Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins)
Foto 4: O vestibulando Gabriel Aires, 22 anos, destacou sua expectativa com a prova. (Credito Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins)
Foto 5: A coach educacional Fernanda Borges conta que os professores e alunos ficaram bastante motivados com ida da Unitins a Paraíso. (Credito Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins)